O Santa Clara anunciou que renovou o contrato com Ricardo António, conhecido por Ricardinho, com extensão até 2025. “A celebração de novo vínculo contratual do jogador” com a Santa Clara Açores – Futebol, SAD., mostra-se “vantajosa para todas as partes envolvidas”.
Em época de estreia absoluta no principal escalão do futebol português, depois de duas temporadas cedido pelo CD Santa Clara a emblemas do Campeonato de Portugal, Ricardinho tem sido uma das grandes revelações do campeonato, mostrando a sua veia goleadora (5 golos) em jogos importantes e, mais do que isso, uma consistência que fez com que as suas prestações não passassem a claro à administração da Santa Clara Açores - Futebol, SAD.
Patente no contrato está ainda uma cláusula de rescisão fixada nos 15 milhões de Euros.
“O Santa Clara abriu-me as portas do futebol profissional e dos meus sonhos”
Na sala de imprensa do Estádio de São Miguel, além de avaliar positivamente o momento da equipa no campeonato da Primeira Liga de futebol, Ricardinho mostrou-se extremamente satisfeito pela renovação de contrato que, agora, contempla uma cláusula de rescisão no valor de 15 milhões de Euros.
“É um motivo de grande orgulho para mim”, começou por dizer, afirmando que é fruto de reconhecimento por parte da estrutura do CD Santa Clara. “Acho que o significado principal é o reconhecimento de todas as pessoas do clube e acho que é muito bom para mim e para a minha família. Gostamos muito de estar cá, e agora é, continuar a tentar dar alegrias aos adeptos do CD Santa Clara. Desde que fui chamado para fazer a pré-época foi sempre com o intuito de me afirmar aqui e mostrar que tinha potencial para me afirmar na Primeira Liga. As pessoas acolheram-me muito bem e as coisas estão a correr como desejei. Agora é dar continuidade ao trabalho”, continuou.
Afirmando que a sua temporada começou como um período de “revelação”, passando para “afirmação” graças à confiança depositada por grupo por todo o grupo de trabalho, Ricardinho revelou o desejo de, neste momento, querer “continuar a ser feliz” no emblema insular.
“O meu objectivo é dar sempre tudo pelo Santa Clara que me abriu as portas do futebol profissional para os meus sonhos. Estou focado aqui, para acabar bem a época, para somarmos muitos pontos até ao final”, disse, não querendo alargar-se a objectivos a longo prazo, fazendo questão de referir que os próximos jogos são a prioridade. “Não foi uma época fácil para ninguém, mas estamos a acabá-la como queríamos e como o Santa Clara merece. Nestes 4 jogos que faltam queremos somar o máximo de pontos possíveis e terminar bem. Vamos lutar para conquistar os três pontos em cada jogo, como fazemos sempre. Não ter a pressão de olhar para baixo é algo diferente e agora, muito mais tranquilos, queremos olhar para cima. Mas não nos vamos desleixar. Queremos mostrar qualidade a todos os adeptos e acabar o mais acima possível, sabendo que é difícil igualar os registos da época passada.”
Ricardinho elegeu a estreia absoluta pelo clube em jogos oficiais como o seu “momento da época”, ele que alinhou pela primeira vez pelo CD Santa Clara logo nas competições europeias frente aos macedónios do Shküpi na UEFA Europa Conference League, classificando-o como algo “marcante” na sua carreira e que levará “para sempre”.
À pergunta em que posição se sente como um peixe dentro de água, responde: “Dentro de campo, no onze, onde o mister entender”, disse, entre sorrisos. “Jogo onde for chamado, sempre a dar o meu máximo e dar o meu contributo à equipa. Sabemos que quem joga mais à frente quer somar números, mas primeiro está o colectivo. Se a equipa ganhar com os meus golos e assistências é bom, mas o importante é o colectivo e a equipa vencer no fim do jogo.”
Depois de duas temporadas no Campeonato de Portugal, e questionado sobre a existência de jogadores de qualidade nos escalões inferiores, Ricardinho foi peremptório: “Cheguei aqui com trabalho e dedicação e consegui afirmar-me. Acho que é um trabalho que tem de ser feito e valorizado. As pessoas dos clubes da Primeira Liga tem de apostar mais nos miúdos dos escalões inferiores, Segunda Liga e Liga 3, Campeonato de Portugal, porque há qualidade e condições para chegarem aqui [Primeira Liga], agarrar a oportunidade e singrar, como tenho feito”, concluiu.
Recorde-se, uma vez mais, que o CD Santa Clara entra em campo no duelo insular amanhã, dia 23 de Abril, às 17h00, diante do CS Marítimo, no Estádio de São Miguel.