O ’roadshow’ do programa “Oceano, educar para uma Geração Azul” inicia hoje, em Vila do Porto, um roteiro pelas ilhas de Santa Maria, Graciosa, Flores e São Jorge, que permitirá apresentar este programa de literacia azul aos professores do 1.º ciclo destas ilhas.
Focado no oceano, o programa está nos Açores com a ambição de transformar as próximas gerações em cidadãos mais comprometidos com a sustentabilidade e a conservação do oceano.
O programa inclui temas como a ecologia e funcionamento global dos ecossistemas marinhos, os serviços que estes fornecem, a urgência da sua conservação, ou a importância do oceano para a história, cultura e economia nacional e açoriana, e inclui uma grande diversidade de atividades lúdico-práticas para fazer em sala de aula.
Os professores são os mobilizadores desta mudança, podendo influenciar as crianças. “Oceano, educar para uma Geração Azul”, promovido pela Fundação Oceano Azul, insere-se no âmbito do Programa Blue Azores e é implementado com o apoio da Secretaria Regional da Educação.
Nos Açores, o programa já permitiu formar cerca de 370 professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, em mais de 95 escolas distribuídas por oito ilhas, alcançando assim mais de 4.000 alunos. A nível nacional, a Geração Azul conta já com mais de 1.000 professores que inspiram mais de 17.000 alunos para os temas do oceano.
Os recursos são desenvolvidos pela Fundação Oceano Azul e pelo Oceanário de Lisboa, com a validação da Direção Geral de Educação e do Governo Regional