A partir da segunda quinzena deste mês de Maio, os testes à Covid-19 deixarão de ser suportados pela Região, mantendo-se gratuitos apenas os testes para visitas a lares e estruturas residenciais de idosos, bem como a unidades de Saúde, revelou ontem o Secretário Regional da Saúde e Desporto.
Clélio Meneses adiantou que o processo deve estar operacionalizado “por meados de Maio, e até lá todos os testes continuam gratuitos”, nos termos em que ocorrem actualmente. Para obter comprovativo, tendo em vista o teste gratuito, “as pessoas devem obter declaração da instituição a visitar, ou requisição obtida informaticamente na sequência da comunicação à linha de saúde, de sintomas ou de auto-teste positivo”, esclareceu o governante, citado.
Questionado sobre se a segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 será aplicada nos Açores, à semelhança do que vai acontecer no continente a partir de Agosto, o Secretário Regional da Saúde e Desporto admitiu que o mesmo deve acontecer no arquipélago “no final do Verão para as pessoas com mais de 80 anos e a imunodeprimidos, que por prescrição médica se entenda que devem ser protegidos”.
O Secretário Regional da Saúde e Desporto anunciou também uma iniciativa legislativa para corrigir diferenças registadas nas remunerações dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica, na sequência do recente acordo de regularização de carreiras e remunerações.