“ ‘Nós’ nas traves do sótão de Tomaz Borba Vieira” inaugura no Museu da Indústria Baleeira

Depois da passagem pelo Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e pela Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça (Horta), a exposição itinerante “ ‘Nós’, nas traves do sótão de Tomaz Borba Vieira” é inaugurada amanhã, dia 6, às 21h00, no Museu da Indústria Baleeira, na ilha do Pico.
As obras expostas são um conjunto de desenhos a tinta da china e aguada, desenvolvidas num período de convalescença do artista, enquanto este olhava para as traves do tecto do seu quarto. São desenhos que podem parecer quase infantis, pelo traço e pela ludicidade. São figuras antropomorfizadas, macacos e sereias, que convivem e se relacionam, há em vários deles fios ou linhas que ligam as várias personagens, há caminhos que se percorrem e possibilidades de sonhos, há igualmente a construção de uma possibilidade de uma viagem ao além e de quem desejamos que nos acompanhe nesse percurso.
Esta exposição estará patente até 7 de Agosto. Tomaz Borba Vieira nasceu em 1938 em Ponta Delgada, São Miguel.
É artista, educador, escritor e agente cultural.
Estudou Pintura na Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Arte Mural na Academia de Belas Artes de Florença, Pedagogia na Universidade de Lisboa e Ciências da Educação (MA) na Universidade de Boston.
Foi docente no ensino técnico, preparatório, secundário e superior: ESBAL, Escola Comercial e Industrial de Ponta Delgada, Escola de Artes Decorativas António Arroio, Escola Preparatória Roberto Ivens, Escola Secundária Antero de Quental, Universidade dos Açores e formador de professores (CIFOP/RA).
No seu curriculum artístico, iniciado em 1963, constam cerca de 30 exposições individuais e a participação em cerca de 70 exposições colectivas.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker