O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, esteve presente, ontem, na inauguração do novo quartel da Associação dos Bombeiros Voluntários da ilha do Faial (AHBVF), considerando que o “magnífico” novo espaço, no Parque Empresarial e Tecnológico da ilha, representará ganhos de eficácia à ação de quem “ajuda e salva” os cidadãos.
“Já fomos testados várias vezes, em várias ilhas e concelhos, pela rudeza da natureza, com danos materiais e pessoais trágicos, em muitas circunstâncias”, lembrou o governante, que deixou um “reconhecimento” a todas as bombeiras e todos os bombeiros que “intervêm para minimizar os efeitos” da natureza, por exemplo.
A Associação Faialense de Bombeiros Voluntários, atualmente Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários do Faial, foi fundada a 16 de maio de 1912, com a finalidade de dotar a cidade da Horta e a ilha do Faial de um Corpo de Bombeiros, unidade operacional, tecnicamente organizada, preparada e equipada para o exercício de várias missões.
Em 31 de julho de 2020 teve início a construção do novo quartel, obra orçada em 2,8 milhões de euros, acrescidos de IVA.