O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, presidiu ontem na Zona Verde do Paul da Praia da Vitória, à inauguração do Sistema de Depósito de Embalagens não Reutilizáveis de Bebidas dos Açores, no âmbito da celebração do Dia Internacional da Reciclagem.
O governante referiu que se trata de “um projecto-piloto para instalação de 25 máquinas de logística reversa, em todas as ilhas do arquipélago, com pelo menos uma máquina por cada um dos 19 concelhos da Região”.
Este projecto representa um investimento de cerca de 1 milhão de euros, financiado em 90% pelos EEA Grants, no âmbito do Programa Ambiente, Alterações Climáticas e Economia de Baixo Carbono.
De acordo com o governante, “pretende-se aumentar os quantitativos de recolha selectiva de resíduos de embalagens de bebidas de plástico, metal e vidro, através da atribuição de um montante de 0,05 euros ao consumidor, por cada embalagem depositada nestes equipamentos”.