Foi autorizada a celebração de um contrato entre a Região Autónoma e a Portos dos Açores, S.A., destinado a regular a promoção pela empresa pública da aquisição de uma grua portuária e equipamento acessório com capacidade mínima de 100 toneladas e alcance não inferior a 45 metros para o porto de Ponta Delgada, assim como a cooperação entre as partes no âmbito dessa promoção.
Segundo a deliberação do Conselho do Governo, a nova grua vai custar 4.535 mil euros, estando disponíveis 100 mil euros este ano e 4.435 mil euros no ano de 2023, sem IVA.
A Portos dos Açores, S.A., enquanto empresa pública, é responsável pela “gestão de serviços de interesse económico geral” e “tem por missão promover as necessárias melhorias no sector portuário regional, por forma o possibilitar o acesso da generalidade dos cidadãos, em condições financeiras equilibradas, a bens e serviços essenciais”.
Foi entendimento do governo que “é necessário criar as condições para a aquisição de uma grua portuária e equipamento acessório com capacidade mínima de 100 toneladas e alcance não inferior a 45 metros para o porto de Ponta Delgada, com vista à melhoria das condições de operacionalidade dos Portos dos Açores”.
Várias empresas têm vindo a queixar-se das demoras das descargas no porto de Ponta Delgada, sobretudo de carga a granel por uma das gruas portuárias estar avariada.
Com esta nova grua ficam criadas condições para acelerar a descarga de carga a granel.