O Governo dos Açores está a promover uma visita de directores de órgãos de comunicação social dos Estados Unidos e do Canadá à Região, tendo como objetivo aprofundar o conhecimento da realidade atual da sociedade açoriana e estimular uma maior aproximação informativa entre as nove ilhas e a diáspora.
Esta iniciativa, organizada pela Direcção Regional das Comunidades, iniciou-se Segunda-feira e prolonga-se até amanhã, dia 20, e conta com a participação de 13 diretores de órgãos de comunicação social que servem as maiores comunidades açorianas da América do Norte
Dos Estados Unidos estão os representantes dos jornais Portuguese Times e O Jornal e das rádios Voz do Emigrante e WJFD, do Estado de Massachusetts, bem como o jornal Portuguese Tribune e a Televisão Portuguesa da Califórnia / Rádio Portugal USA, do Estado da Califórnia, e a SP Television, do Estado de New Jersey.
Do Canadá marcam presença os representantes do jornal Correio da Manhã Canadá, da Rádio CIRV e da Festival Português TV, da província do Ontário, e ainda do jornal A Voz de Portugal / Rádio Center-Ville / A Voz de Montreal TV, do jornal Lusopresse / LusaQ TV e da Montreal Magazine TV, da província do Quebeque.
A comitiva esteve na ilha Terceira. Ontem, já em São Miguel os representantes da comunicação apresentaram cumprimentos ao Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, no Palácio de Sant’Ana, tendo estado na sessão o Director Regional das Comunidades, José Andrade.
Na ocasião, o chefe do Executivo abordou matérias como as novas economias do mar e do espaço e pedindo a estes profissionais que tomem contacto, nos dias de trabalho nos Açores, do que é a região na actualidade.
“Deixei aqui também um desafio, para falarmos do futuro dos Açores na economia global. É, efetivamente, um piscar de olhos às novas gerações, que podem ter menos familiaridade com a raiz e a origem, mas podem construir uma identidade de proximidade com o presente e o futuro dos Açores”, considerou José Manuel Bolieiro, falando aos jornalistas no final da audiência, citado no Portal do Governo.
Boa parte do conhecimento que os descendentes açorianos nos EUA e Canadá “resulta do testemunho de vida dos avós” e “não corresponderá, hoje, ao estado da vivência” na região, acrescentou ainda o Presidente do Governo, conforme é referido no documento.
Depois do encontro com o chefe do executivo, tiveram um encontro com o administrador da Diocese de Angra, Cónego Hélder Fonseca Mendes, sobre o Culto do Divino Espírito Santos nos Açores e, depois encontraram-se com os presidentes do Conselho Económico e Social dos Açores (CESA), Gualter Furtado, da Associação de Turismo dos Açores, Carlos Morais, e do Conselho de Administração do Grupo SATA, Luís Rodrigues.
No encontro, Gualter Furtado explicou a criação do CESA no âmbito do Estatuto Político e Administrativo dos Açores, sublinhando que este Conselho faz o acompanhamento e consulta sobre matérias de carácter económico, social, laboral e ambiental, pronuncia-se sobre os Planos e Orçamentos da RAA e respetivos relatórios de execução, assim como faz a apreciação da situação económica, social e ambiental dos Açores. Ao nível das competências, o CESA faz a apreciação das posições dos Açores junto das instâncias nacionais e da União Europeia, incluindo e pronunciando-se sobre a aplicação dos fundos comunitários, a promoção do diálogo e da concertação entre os Parceiros Sociais, a sociedade civil e o poder político, e ainda o apoio ao funcionamento de Tribunais Arbitrais, no âmbito da arbitragem obrigatória para definição de serviços mínimos durante a greve.
Gualter Furtado ainda explicou que as matérias tratadas pelo CESA resultam da consulta por parte dos órgãos de governo próprio (ALRAA e Governo Regional) ou do exercício do direito de iniciativa do próprio Conselho. O Plenário reúne em sessão ordinária com periodicidade trimestral e que cabe ao Plenário exprimir as posições do Conselho.
Por consulta ou iniciativa, o CESA tem abordado algumas matérias que Gualter Furtado considera estruturais para o desenvolvimento económico e social dos Açores, designadamente a dinâmica populacional dos Açores; o emprego e as qualificações da população; a sustentabilidade das finanças públicas regionais; o combate à pobreza nos Açores; e a situação do ensino e da formação na Região. Hoje, depois da visita à RTP/Açores e à Câmara Municipal de Ponta Delgada, onde serão recebidos pelo presidente Pedro Nascimento Cabral, tem lugar o Encontro de Comunicação Social dos Açores e da América do Norte.
Para o último dia do programa, sexta-feira, estão reservadas as visitas às instalações dos jornais Açoriano Oriental, Correio dos Açores e Diário dos Açores, e uma deslocação à cidade da Ribeira Grande, para um encontro com o presidente da Câmara Municipal, Alexandre Gaudêncio, com passagens pela Praça do Emigrante e Associação dos Emigrantes Açorianos.
O grupo termina a visita com um encontro com o Reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, Cónego Adriano Borges, antes da abertura oficial das festas, que se dará pelas 21h00 com o acender da iluminação.
N.C.