21 de maio de 2022

Governo recebe estudo da DELTA

Os Açores têm condições edafoclimáticas únicas na Europa para a produção de café

O Governo Regional dos Açores recebeu um estudo do grupo Nabeiro - Delta Cafés sobre o potencial da região para a produção de café e vai agora analisar o documento e ouvir as associações do sector, indica o Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural, António Ventura.
“O café enquadra-se na área da diversificação agrícola. Está a decorrer um curso na Graciosa sobre produção de café, pelo que faz parte do nosso plano de formação. O próximo passo será analisar o estudo e ouvir a Federação Agrícola dos Açores e as duas associações representativas deste sector”, sublinha o governante.
António Ventura acrescenta ainda que será desenvolvida uma estratégia de modo a que esta cultura “possa também estar na base da diversificação económica e seja mais uma oferta de excelência alimentar dos Açores”.
“Os Açores produzem, embora de forma muito reduzida café em São Jorge e na Terceira”, acrescentou o Secretário Regional, que valorizou o trabalho desenvolvido pelo grupo Nabeiro - Delta Cafés.
De acordo com informações transmitidas à imprensa pelo grupo, o estudo resultou de um trabalho de dois anos e foi desenvolvido pela International Coffee Partners. “A Região Autónoma dos Açores, reunindo as condições edafoclimáticas necessárias ao cultivo de café (não identificadas nas restantes regiões do continente europeu), poderá munir-se dos instrumentos adequados para a sua produção, em termos de recursos técnicos, humanos, financeiros, institucionais e comunicacionais, aplicando e desenvolvendo as melhores práticas do setor, por forma a capitalizar todos os benefícios que podem advir desta cadeia produtiva”, lê-se no documento a que Diário Insular teve acesso.
Em 2018, o Grupo Nabeiro estabeleceu os primeiros contactos com produtores de café na ilha de São Jorge. Desde então, contratou vários estudos sobre a viabilidade económica e potencial da produção de café nos Açores, criou um plano de ação para o desenvolvimento da cafeicultura nos Açores e deu formação de capacitação de técnicas aos produtores.
Em maio de 2019, após ter feito a avaliação e o diagnóstico das condições da cafeicultura nos Açores, o Grupo Nabeiro assinou um acordo com a APAC, que visava apoiar até 500 produtores de café nos Açores, em todas as etapas da produção, preparação e comercialização, durante 15 anos.
Na altura, a associação tinha registados 50 produtores, em todas as ilhas, com excepção de Santa Maria.
A Terceira tem, desde outubro, um empreendimento turístico, onde é possível acompanhar todo o processo de produção do café, da plantação à chávena, e provar o produto. O Coffe Cabana, localizado em São Mateus, é um projeto do presidente da Associação de Produtores Açorianos de Café, José Bernardo.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker