Raquel Machado foi pela primeira vez dar uma ajuda ao Santuário da Esperança. Encontramo-la, a separar por cores, as flores, e a retirar as folhas que estavam a mais para facilitar a elaboração dos arranjos. “Estas são Margaridas brancas e estou a retirar as folhas para facilitar depois os arranjos de Flores”, começou por dizer à nossa reportagem. “Faço isto por gosto, por fé e porque também tenho tempo disponível e esta é mais uma maneira de poder colaborar nas festas”, acrescentou.
Três anos depois também dá mais gosto em poder participar nas Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Deste modo, “no Sábado também venho ajudar a elaborar o tapete da procissão”, revelou.
“Aqui é a primeira vez, mas tenho elaborado outros tapetes de flores, nomeadamente em frente ao Conservatório Regional de Ponta Delgada. Dá trabalho, mas é gratificante, nomeadamente com o convívio, que é sempre bom, depois de tanto tempo separados de uns e de outros”.
Para quem não sabe, Raquel Machado é professora de piano no Conservatório Regional de Ponta Delgada há 10 anos. Neste momento tem um horário completo. “São aulas individuais, portanto são 13 alunos. Todos têm uma aula por semana e depois mais uma aula partilhada”.
Para se tocar bem piano, garante que “a aptidão musical tem de estar lá, que é um factor fundamental. Depois, a aptidão sem trabalho também não resulta e tem de haver um grande espírito de sacrifício, muito método e gosto”.
No Conservatório Regional de Ponta Delgada o trabalho começa com as crianças de tenra idade, iniciando-se assim a formação quase de raiz.
A procura tem superado as expectativas. “Aliás, há uma lista grande de espera de alunos no Conservatório Regional de Ponta Delgada”.