GD Fontinhas está a um ponto de fazer história

Bate, bate coração que a Liga 3 está a chegar

O Grupo Desportivo das Fontinhas pode escrever hoje a página mais brilhante do seu vasto palmarés, se confirmar a subida à Liga 3, algo que, no início da época, jamais terá passado pela cabeça de todos aqueles que seguem o fenómeno futebolístico.
A equipa superiormente orientada por Pedro Lima assegura desde logo a promoção se pontuar em casa do Sertanense (quarto com oito pontos), em desafio inserido no programa da nona (penúltima) ronda do Campeonato de Portugal - II Fase - Subida - Série 2, agendado para as 14h00, no Campo Dr. Marques Santos.
Há (ainda) três galos para dois poleiros - GD Fontinhas 17 pontos, Moncarapachense 15 pontos e Belenenses 13 pontos.  Porém, a situação do grémio do Ramo Grande é tão favorável que, mesmo perdendo, pode festejar hoje, dependendo, neste caso, dos resultados da concorrência directa.
Com seis pontos em disputa, o emblema do concelho da Praia da Vitória está somente a um de fazer história, não esquecendo que, na última jornada (29 de Maio, 16h00), recebe o penúltimo (cinco pontos) Pêro Pinheiro (que ainda não ganhou), ao mesmo tempo que há um Belenenses - Moncarapachense.
Em suma, pode até acontecer que o GD Fontinhas não necessite de mais pontos para atingir a subida - neste caso, em princípio, apenas via segundo lugar. Aliás, em boa verdade, só uma espécie de cataclismo é que impediria a promoção, daí que o desiderato imediato - julgamos nós - passe por segurar o primeiro lugar, o que abre as portas do Estádio Nacional, no Jamor, para decidir o título de campeão do Campeonato de Portugal com o vencedor da Série 1 - comanda o Leça com 14 pontos, mas Paredes (12), São Martinho (11) e Lank Vilaverdense (11) permanecem na corrida.
Outro cenário é a possibilidade de o trio da vanguarda terminar com o mesmo número de pontos, mas, também aqui, o GD Fontinhas seria sempre premiado, na pior das hipóteses, com o segundo posto.
A expetactiva é, naturalmente, elevada, mas a possibilidade de transformar o sonho em realidade é altíssima. Se tal se confirmar, é o corolário lógico de uma campanha simplesmente extraordinária e que fica para as memórias do clube e do futebol açoriano.

Programa

Recuperamos o calendário em falta na II Fase - Subida - Série 2 do Campeonato de Portugal:
9.ª Jornada: domingo, Moncarapachense - Olhanense (10h00, Estádio Dr. António João Eusébio), Sertanense - GD Fontinhas (14h00, Campo Dr. Marques Santos) e Pêro Pinheiro - Belenenses (16h00, Campo Pardal Monteiro).
10.ª Jornada: 29 de Maio, 16h00, GD Fontinhas - Pêro Pinheiro (campo municipal Dr. Durval Monteiro), Belenenses - Moncarapachense (estádio do Restelo) e Olhanense - Sertanense (estádio José Arcanjo).

Classificação

Encerramos estas linhas com o ordenamento das equipas (todas com oito jogos): 1.º GD Fontinhas, 17 pontos; 2.º Moncarapachense, 15 pontos; 3.º Belenenses, 13 pontos; 4.º Sertanense, 8 pontos; 5.º Pêro Pinheiro, 5 pontos; 6.º Olhanense, 3 pontos.
 

Print
Autor: CA

Categorias: Desporto

Tags:

Theme picker