O engenharia civil Francisco de Sousa Fernandes foi nomeado Director do Laboratório Regional de Engenharia Civil. A nomeação é feita por urgente conveniência de serviço, em regime de comissão de serviço e pelo período de duração do mandato da Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.
O Director do Laboratório Regional de Engenharia Civil deverá ser uma personalidade que, pelo seu perfil curricular, “demonstre possuir a competência técnica, aptidão, experiência profissional e formação adequadas à plena prossecução das competências e ao exercício das funções que correspondem àquele cargo”.
Francisco de Sousa Fernandes, natural da cidade de Luanda, em Angola, é mestre em Gestão e Administração de Empresas (MBA) pela Universidade dos Açores e licenciado em Engenharia Civil pelo Instituto Superior Técnico.
Ingressou na Engil em 1997, onde começou por desempenhar funções no sector de Planeamento e Controlo de Custos acompanhando a execução de diversas obras em toda a Região centro e sul do país.
É membro sénior da Ordem dos Engenheiros, é vogal de Direcção da Sociedade Portuguesa de Engenharia Sísmica desde 2013 e presidente do Conselho Fiscal da Sociedade Portuguesa de Geotecnia desde 2020.
É titular de Certificado de Técnico Superior de Segurança e Higiene do Trabalho e Perito Qualificado no Sistema de Certificação Energética. Francisco Fernandes exerce o cargo de presidente do Laboratório Regional de Engenharia Civil desde 2012.