O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, vai agraciar com a Ordem de Mérito - Membro Honorário o Serviço Regional de Saúde no dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas.
A condecoração será atribuída pelo Representante da República para os Açores, Pedro Catarino e estende-se “simbolicamente representando todo o pessoal que presta serviço nos hospitais e unidades de saúde, nomeadamente, médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica e técnicos superiores, administrativos e auxiliares, pela forma exemplar e extraordinária dedicação à população dos Açores, que permitiu não só aliviar os efeitos da pandemia, mas igualmente manter a tranquilidade social e o normal funcionamento da sociedade.”
Vai ser também agraciado pelo Presidente da República com a Ordem de Mérito-Comendador, Francisco Pacheco Rêgo Costa, de 80 anos de idade, médico especialista em cirurgia geral, que tem exercido a sua actividade profissional na ilha de São Miguel.
Francisco Rego Costa assumiu “um papel muito relevante na instalação do Hospital do Divino Espírito Santo em Ponta Delgada”.
“Para além de ser um clínico de elevada reputação e impecável folha de serviços, distinguiu-se pela participação cívica na vida da Região e da sua ilha, tendo nomeadamente sido membro da Assembleia Municipal de Ponta Delgada e seu Presidente de 2013 a 2021”.
Será agraciado com a Ordem de Mérito Comendador Luís António Vieira Brito de Azevedo, de 76 anos de idade, médico especialista em Saúde Pública, que tem exercido a sua actividade profissional na ilha Terceira.
O médico “Muito estimado pela população, sobretudo por aquela mais carenciada, à qual nunca negou os seus serviços, muitas vezes sem qualquer retribuição, exercendo ainda de forma desinteressada o seu múnus profissional em várias instituições, como sejam a Polícia de Segurança Pública, o Regimento de Guarnição n.º 1 e o Centro de Oncologia dos Açores, entre outras”.
A sua actividade estendeu-se também a uma participação política apreciada e respeitada por todos os sectores, tendo sido deputado à Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, na V Legislatura.
O Presidente da República vai agraciar, por último, a Santa Casa da Misericórdia da Horta, fundada entre 1520 e 1522, perfazendo 500 anos de actividade no campo da solidariedade social, assegurando assistência.
As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, iniciam-se no Solar da Madre de Deus, em Angra do Heroísmo, com o içar da bandeira nacional, da bandeira dos açores e da bandeira da União Europeia.
As bandeiras serão hasteadas ao som dos respetivos hinos, interpretados pela Filarmónica Recreio de Santa Bárbara.
Seguir-se-á uma alocução pelo Representante da República sobre a data que se evoca e sobre o momento trágico que se vive na Europa com a guerra na Ucrânia, razão pela qual estará presente como convidada uma representação da comunidade ucraniana na ilha Terceira.