Projecto “Novos Idosos” dá à pessoa a possibilidade de ficar em casa com acompanhamento e Bolieiro destaca a inovação

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, considera que o projecto “Novos Idosos”, apresentado ontem em Angra do Heroísmo, é “pioneiro” e “inovador”, saudando todos os responsáveis pela implementação do mesmo.
“Isto é mudar a figura das respostas sociais que a Região Autónoma dos Açores, no quadro da sua autonomia, dá à sua sociedade”, considerou o Presidente do Governo, falando no Palácio dos Capitães-Generais, na apresentação do projecto.
Os Açores podem, com o “Novos Idosos”, ser um “laboratório de ensaio” a nível europeu no que diz respeito a “respostas sociais, da infância até ao idoso”.
“Esta pessoa passa a ter liberdade de escolha da opção do seu envelhecimento activo na sua própria casa, mas não isolada, caso não tenha família que o acompanhe. Tem um acompanhamento apoiado”, concretizou o governante, citado no Portal do Governo.
«Este projecto, financiado por verbas do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), alicerça-se numa lógica de intervenção de proximidade, com vantagens óbvias para o idoso, para as famílias e para as instituições, sublinhou José Manuel Bolieiro.
Já o Vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, anunciou, por seu turno, que o período de candidaturas ao projecto-piloto “Novos Idosos” abrirá no dia 27 de Junho, estando previsto dez úteis para que os interessados se possam candidatar.
“Depois do muito que se fez, tenho o prazer de comunicar que o programa “Novos Idosos” está, finalmente, em condições de ser operacionalizado”,  salientando que a “construção da regulamentação e do regime dos “Novos Idosos” foi árdua, por não existir termo de comparação”.
“Aos interessados em integrarem o projecto-piloto que se inicia em breve, nos concelhos seleccionados para o efeito [Ponta Delgada e Praia da Vitória], e à população em geral, devo referir que a adesão ao programa se faz através de concurso, que respeita, como não podia deixar de ser, critérios técnicos rigorosos”, destacou.
Na ocasião, ainda segundo a nota publicada no Portal do Governo, Artur Lima agradeceu às instituições parceiras na prossecução deste projeto-piloto, o Lar. D. Pedro V, na Praia da Vitória, e o Lar Luís Soares de Sousa, em Ponta Delgada.
“Estas serão as instituições executoras desta experiência-piloto que se iniciará em breve. Sim, porque é disso que se trata. De uma experiência inovadora na área social, da qual o Governo espera resultados promissores”, frisou.
Na sua intervenção, também na apresentação do projecto, o governante realçou que o “envelhecimento é um dos principais desafios da modernidade” e os “Açores devem estar preparados, com políticas públicas inovadoras, para responder aos idosos das nossas nove ilhas”.
“Os idosos de hoje e do futuro exigem outro tipo de atenção e de cuidados. Vivem durante mais tempo, são mais letrados, mais viajados e mais conectados com o mundo digital”, adiantou.
Por essa ordem de razões, Artur Lima salientou a necessidade em criar “programas e projectos que estimulem um envelhecimento saudável e participativo” e que “garantam a preservação da identidade social originária do idoso”, mantendo-o, sempre que possível, no seu lar, junto da sua família. Foi neste sentido, lembrou Artur Lima, que a Vice-presidência do Governo “avançou para o desenho e criação de um projeto experimental, inovador no formato e baseado na filosofia ageing in place, com o objectivo de manter os idosos no seu meio natural de vida, o máximo de tempo possível”, referindo-se ao projecto “Novos Idosos”.
Durante o ano de 2022, prevê-se que 100 idosos sejam abrangidos por este projecto-piloto.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker