O Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, acompanhado pelo vereador da Cultura, Juventude e Desporto, José António Garcia, assinalaram esta manhã a abertura da época balnear, com o hastear da bandeira azul no complexo das Piscinas Municipais da Ribeira Grande.
Na ocasião, Alexandre Gaudêncio vincou a aposta que a autarquia tem vindo a fazer no reforço dos meios de segurança, aposta esta que irá continuar a reforçar, nos próximos meses.
“Temos assegurado que, até 2025, as nossas zonas balneares terão vigilância, esforço este feito pela Câmara Municipal e que determinou, após um concurso público internacional, que a Associação de Nadadores Costa Norte ficasse com este serviço. Temos a garantia que, com o conhecimento técnico e prático dos seus elementos, as nossas zonas balneares serão locais seguros”, afirmou o Presidente da Câmara Municipal. A época balnear na Ribeira Grande estará aberta até ao dia 30 de Setembro, prevendo a vigilância, com nadadores-salvadores, nas zonas balneares das Calhetas, com 1 posto de vigilância, no Areal de Santa Bárbara, com 4 postos de vigilância numa primeira fase, e com 6 postos de vigilância nos meses de Julho e Agosto, na Praia do Monte Verde, com 1 posto de vigilância, no complexo das Piscinas Municipais da Ribeira Grande, com 2 postos de vigilância, na Praia dos Moinhos, com 2 postos de vigilância, na zona balnear do Frade, freguesia da Maia, com 1 posto de vigilância, e por fim, na zona balnear do Calhau da Areia (porto de pescas da Maia), com 1 posto de vigilância aos fins de semana e nos feriados.
Para além dos meios humanos, os nadadores-salvadores têm à sua disposição diversos equipamentos de apoio à busca e salvamento, como é o caso da moto4, da mota de água, e de uma embarcação motorizada.
Este ano, segundo nota da Câmara, o concelho da Ribeira Grande continuará a ostentar 4 bandeiras azuis, estando estas hasteadas na zona balnear das Calhetas, na Praia do Areal de Santa Bárbara, no complexo das Piscinas Municipais da Ribeira Grande e na Praia dos Moinhos. Estas zonas, fruto dos resultados excelentes das análises realizadas à água do mar, nos últimos anos, também ostentam os galardões de “Praia Qualidade de Ouro”, de acordo com os critérios da Associação Quercus.