O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública promove, de hoje, 29 a 14 de julho, em todas as ilhas dos Açores, a iniciativa CONSTRUIR 2030.
A iniciativa foi apresentada pelo Secretário da tutela, Duarte Freitas, e enquadra-se na estratégia do Executivo açoriano, nas áreas do Empreendedorismo e da Competitividade, para alavancar, de forma concertada e participada, a recuperação sócio-económica da Região, ao encontro das necessidades do tecido empresarial regional.
Na perspectiva de criação de um espaço de sinergia entre empresas, instituições e entidades públicas, o CONSTRUIR 2030 chegará a todas as ilhas, permitindo a interação directa entre estes agentes.
De acordo com nota publicada no Portal do Governo, o Executivo conta, desde já, com o envolvimento da Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, com as associações comerciais das várias ilhas, com a Ordem dos Contabilistas Certificados, a Ordem dos Economistas e com a divulgação nas redes sociais e nos vários órgãos de comunicação social, regionais e locais.
Para Duarte Freitas, citado, pretende-se que o novo sistema de incentivos “responda, com agilidade, às necessidades e objectivos do tecido empresarial, que responda aos desafios desta década, e que contribua, de forma decisiva, para o crescimento, desenvolvimento e qualificação dos Açores e dos açorianos.” Aliado a estas acções presenciais, a iniciativa inclui também uma plataforma digital, possibilitando a recolha de contributos para a definição do próximo sistema de incentivos de que serão beneficiárias as empresas e os empreendedores regionais nos próximos anos. Nesta iniciativa serão também apresentados os resultados do Programa Açores 2020 e do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), e divulgadas as linhas gerais do Programa Açores 2030.
Na página construir2030.azores.gov.pt todos os interessados podem proceder à sua inscrição, nos 10 eventos presenciais que se realizam nas próximas semanas e apresentar as suas sugestões, que serão consideradas na definição do próximo sistema de incentivos, lê-se na nota.