Voluntários estão a preparar as Grandes Festas do Divino Espírito Santo para manter a tradição e a solidariedade

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, foi até ao Coliseu Micaelense acompanhar o início dos preparativos para as Grandes Festas do Divino Espírito Santo.
Depois de dois anos sem celebrações devido à pandemia da Covid-19, “estamos todos muito felizes e ansiosos por voltar a poder celebrar na sua plenitude as Grandes Festas do Divino Espírito Santo. Dá-nos uma grande satisfação saber que as 24 freguesias do concelho vão poder voltar a celebrar este evento juntas. O Espírito Santo representa união e partilha, e é com este sentimento que queremos receber a nossa população”, afirmou o Presidente do Executivo camarário, citado numa nota da autarquia pontadelgadense.
As festas estão em contagem decrescente, e os funcionários da autarquia juntaram-se, ontem, para preparar os 14 mil kits que vão ser entregues no dia das sopas.
O trabalho destes voluntários é essencial para a realização das festas, por isso, Pedro Nascimento Cabral, enaltece o seu esforço e dedicação. “Hoje, os nossos colaboradores começaram os preparativos para a elaboração das sopas do Espírito Santo. O ambiente é festivo, mas também é de muito trabalho. Não é fácil, são muitas horas árduas. Sem eles nada disto seria possível. É por causa da sua dedicação que nos vamos poder sentar à mesa e partilhar uma boa refeição. Só tenho a agradecer o que estão a fazer pela nossa autarquia”, expressou.
Estima-se que vão ser confeccionadas 12 mil doses de sopa e cerca de 10 mil doses de arroz-doce.
No documento informativo, a autarquia relembra que para adquirir o kit terá que ser paga uma caução de 1 euro, que depois será reembolsada com a devolução do mesmo. Isso insere-se num plano ambiental para a festa que visa a separação de todo o material utilizado.
A partilha popular das sopas de Espírito Santo acontece Sábado, 9 de Julho, ao meio-dia, no Campo de São Francisco, sendo que vão ser distribuídas 50 pensões pelas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho. Ainda neste dia, vai realizar-se o cortejo etnográfico com as 24 freguesias do concelho de Ponta Delgada.
No Domingo, pelas 9h30, há a tradicional missa, seguida pelo bodo de leite e pela Grande Coroação do Império do Espírito Santo, cujo circuito este ano também foi revisto, passando pelo Campo de São Francisco; Rua Luís Soares de Sousa; Largo Dr. Manuel Carreiro; Avenida Infante D. Henrique; Rua Drº José Bruno Tavares Carreiro; Rua dos Mercadores e terminando na  Praça do Município.
Recorde-se que na apresentação do programa das festas, neste mês de Junho, o autarca falou num “regresso em força” da festa de Ponta Delgada que serve de montra de algumas das tradições mais genuínas do concelho e que de edição para edição se apresenta aprimorada e mais amiga do ambiente. As festas têm um orçamento de 150 mil euros, que para além do municipio contam também  com a participação graciosa dos colaboradores do município, juntas de freguesias e doação de diversas empresas.
              

 N.C.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker