O Valor Acrescentado Bruto gerado pelo Turismo (VABGT) estima-se em 409,7 milhões de euros em 2019, atingindo 10,6% do Valor Acrescentado Bruto da economia regional. As actividades que mais contribuíram para o VABGT foram os hotéis e estabelecimentos similares (39,7%), seguido dos restaurantes e similares (18,8%) e dos transportes aéreos (14,3%).
O Consumo do Turismo no Território Económico dos Açores (CTTE) passou de 595,1 milhares de euros em 2016 (15%) do PIB) para 867,4 milhares de euros em 2019 (19,3% do Produto Interno Bruto).
Estima-se que, em 2020, o Valor Acrescentado Bruto gerado pelo turismo tenha conhecido um decréscimo de 74% em termos nominais, tendo ficado pelos 2,9% do Valor Acrescentado Bruto da economia regional.
O Consumo Turístico no Território Económico engloba o consumo do turismo receptor, que corresponde ao consumo efectuado por visitantes não residentes na Região; e o consumo do turismo interno, que corresponde ao consumo dos visitantes residentes que viajam no interior da Região, em lugares distintos do seu ambiente habitual, assim como à componente do consumo interno efectuada pelos visitantes residentes nos Açores aquando de uma viagem turística no exterior da Região.
O desenvolvimento da Conta Satélite do Turismo para a Região Autónoma tem como principal objectivo quantificar a importância do turismo na Economia Regional, uma vez que, ao integrar os produtos e serviços que estão directa e indirectamente relacionados com o turismo, permite dar uma percepção global do sector.