Estávamos em 2016 quando se disputou o último campeonato regional de DHI neste trilho. Passados seis anos, o concelho da Ribeira Grande, volta a ser o palco da consagração dos campeões regionais de downhill, da Associação de Ciclismo dos Açores. O Trilho Bandeirinha inicia-se na estrada regional que conduz à Lagoa do Fogo, algumas curvas acima, depois de passarmos pela Caldeira Velha. Este trilho desce a encosta, serpenteando a mesma até à zona de meta, após cruzar uma pequena ribeira existente nesta zona, numa zona de pastagem, adjacente ao acesso dos estaleiros Albano Vieira, no sentido oposto ao do acesso ao local do salto do cabrito. É um trilho rápido, com zona de mata, algumas zonas técnicas e alguns saltos que dão a espectacularidade que o público tanto deseja.
A época de downhill nos Açores foi composta por seis provas no seu total, três em São Miguel (Taça DHI Monbike 2022) mais três em Santa Maria (Taça DHI Santa Maria 2022). Chegou agora a hora de ser disputado o Campeonato Regional de DHI. Nesta edição de 2022 estimam-se a presença de cerca de 40 atletas. Estes atletas vão representar três ilhas do nosso arquipélago, sendo a ilha mais representada a de São Miguel, seguida pela ilha de Santa Maria e o Faial.
Este Sábado, dia 2 de Julho, entre as 14h00 e as 18 horas serão permitidos os reconhecimentos ao percurso da prova, por forma a que os atletas "estudem" as melhores linhas/trajectórias, por forma a que no dia seguinte, domingo dia 3 de Julho, possam concentrar-se a fazerem as suas melhores descidas possíveis, por forma a atingirem os seus objectivos pessoais. Entre as 09h00 e as 10h30, os atletas terão de realizar no mínimo, uma descida de treino/reconhecimento, para que às 11h30 efectuem a manga de qualificação, que irá ditar a ordem de partida para a manga final que se irá realizar pelas 13h00 e que irá ditar quem serão os novos campeões regionais de downhill em 2022.