Problemática dos sem-abrigo é desafio que está a ser trabalhado pelo Governo açoriano

O Governo Regional dos Açores está a trabalhar a problemática dos sem-abrigo na Região, no âmbito da Estratégia Regional contra a Pobreza, contando com a parceria e com os estudos técnicos das Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS).
Em 2020, adianta o Executivo açoriano, conforme referimos ontem pelos dados divulgados, eram quase 500 os cidadãos nos Açores que se tornaram sem-abrigo, mais de 75% dos quais na ilha de São Miguel.
No âmbito do seminário “À Margem – Pessoa em Situação de sem-abrigo nos Açores”, que decorreu em Ponta Delgada, a Directora Regional para a Promoção da Igualdade e Inclusão Social, Sandra Garcia, reforçou que o primeiro passo para superar este fenómeno “é, de facto, conhecê-lo melhor”.
Sandra Garcia, que falava em representação do Presidente do Governo admitiu, citada na nota do Executivo, que “este é um desafio para o Governo Regional” que está a ser trabalhado.
“Iremos fazê-lo de forma integrada, transversal e em pareceria com as IPSS, com as autarquias” e com os voluntariados que trabalham no terreno, sustentou a Directora Regional.
Admitindo ser uma “missão difícil”, a responsável enalteceu o trabalho e os estudos facultados por instituições como a Novo Dia, promotora do Projecto “À Margem”, financiado pelo Governo dos Açores, que pretende aprofundar o conhecimento sobre esta problemática nos Açores.
Durante este seminário “À Margem – Pessoa em Situação de sem-abrigo nos Açores”, que se prolongou até ontem, na Escola Roberto Ivens, foram apresentados os resultados alcançados com aquele Projeto, de forma a aprofundar o conhecimento desta temática e elaborar propostas políticas e estratégias de intervenção social.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker