Associações juvenis vão receber 200 mil euros para criar projectos, adquirir equipamentos e requalificar sedes

O Governo Regional dos Açores vai atribuir um apoio extraordinário às associações juvenis da Região para “incentivar a participação dos jovens açorianos na celebração do Ano Europeu da Juventude”, avança a Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, conforme é referido numa nota no portal do Governo.
Maria João Carreiro explica que este apoio financeiro extraordinário, designado “Associa-te”, está inserido no Programa de Incentivo ao Associativismo Juvenil (PIAJ), podendo o apoio a atribuir chegar até ao montante máximo de 12 mil euros para a totalidade dos projectos apresentados e vocacionados para a prossecução dos pilares do Ano Europeu da Juventude – 2022.
“Este apoio extraordinário, além de ir ao encontro do objectivo do Governo dos Açores de dotar as associações juvenis das condições favoráveis à prossecução das suas actividades, reforçando o seu financiamento para as actividades que desenvolvem, estimula e promove as condições para a criação de uma dinâmica regional de celebração do Ano Europeu da Juventude”, afirma, citada.
“O desafio que faço, neste contexto de celebração europeia, é para que as associações juvenis se mobilizem em torno de uma iniciativa que reconhece e valoriza a importância da juventude europeia para a construção de um futuro melhor – mais verde, mais inclusivo e digital”, declara.  Podem candidatar-se ao “Associa-te” as associações juvenis inscritas no Registo Açoriano de Associações de Juventude. As candidaturas devem ser formalizadas através do endereço do email drj@azores.gov.pt, até 60 dias antes do início das actividades cujas candidaturas foram aprovadas.
O Ano Europeu da Juventude é uma iniciativa da União Europeia assente nos pilares Participação Jovem; Valores Europeus; Inclusão e Igualdade; Educação e Formação; Emprego; Cultura; Clima e Ambiente; Literacia Mediática, entre outras temáticas relevantes e actuais na vida dos jovens.
Com este reforço do investimento nos jovens e nas associações juvenis, a Secretaria Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego, através da Direcção Regional da Juventude, prevê apoiar, este ano, em cerca de 200 mil euros as associações juvenis, através das diferentes medidas inscritas no PIAJ, não só para financiamento das suas actividades, mas também para apoio à requalificação de sedes e aquisição de equipamentos indispensáveis à atividade associativa.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker