A Câmara Municipal de Ponta Delgada, presidida por Pedro Nascimento Cabral, renovou o protocolo de cooperação com a Associação de Apoio à Vítima nos Açores (APAV - Açores), que comporta um apoio financeiro de 25 mil euros. “Fazemos questão de ser um parceiro activo da APAV em todas as lutas e formas de auxílio às vítimas de qualquer tipo de crime”, afirmou o Presidente do Município na sessão de assinatura do protocolo, sublinhando “o papel humanitário preponderante” da Instituição Particular de Solidariedade Social no que respeita à proteção dos direitos e valores mais elementares da cidadania.
Presente na ocasião, a gestora da APAV - Açores, Sílvia Branco, recordou o quão fundamental é o apoio financeiro atribuído pela autarquia para a defesa das causas e prossecução dos objectivos da Associação.
“Sem este protocolo teríamos menos técnicos à disposição e, como é sempre nossa intenção prestar melhor apoio qualificado e personalizado às vítimas de crimes, vemos este apoio como imprescindível’’, referiu a responsável.
O primeiro protocolo assinado entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e a APAV - Açores, mormente ao Gabinete de Apoio à Vítima (GAV) de Ponta Delgada, remonta a 2004.
Desde a sua implementação, também em 2004, o GAV Ponta Delgada já realizou mais de 17 mil atendimentos, constituindo a sua maioria crimes contra as pessoas: vida ou integridade física e liberdade pessoal.