A Atlantis Cup – Regata da Autonomia, recorde-se, é promovida pelo Clube Naval da Horta (CNH) em parceria com o Clube Naval de Ponta Delgada, Angra Iate Clube e o Clube Náutico de Angra do Heroísmo, contando, como habitualmente, com o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.
A sessão de apresentação foi presidida por Luís Garcia, Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, Carlos Ferreira, Presidente da Câmara Municipal da Horta, Jorge Macedo, Presidente da Associação Regional de Vela dos Açores, Lúcio Rodrigues, Presidente do Clube Naval da Horta e João Morais, Director de Prova.
A edição deste ano da regata contará para o VIII Campeonato Regional de Vela de Cruzeiro. Este campeonato, com organização da Associação Regional de Vela dos Açores, é reservado apenas a embarcações inscritas na Classe ORC, será composto por duas regatas oceânicas (offshore), que serão as etapas de ligação entre as ilhas, e por mais nove regatas costeiras (inshore), a serem realizadas três regatas em cada uma das ilhas de São Miguel, Terceira e Faial. Uma novidade que o Clube Naval da Horta traz para a edição deste ano, é a introdução da ferramenta Kwindoo. Além da mais valia que esta ferramenta introduz na prova no que à segurança diz respeito, pois permite em tempo real saber onde está cada embarcação, permite também aos interessados acompanhar a evolução da regata online, sendo também esta plataforma uma forma de dar mais visibilidade aos patrocinadores da prova.
A notoriedade que a Atlantis Cup – Regata Autonomia conquistou ao longo dos últimos 32 anos tem contribuído para promover os Açores e dignificar a autonomia. É uma das principais regatas do panorama náutico nacional atraindo inúmeros velejadores, caracterizando-se pela sua espectacularidade competitiva, a par da sua vertente de lazer que vinga pelo símbolo de união e coesão entre as diferentes ilhas do arquipélago, tornando cada porto um local de partilha e de convívio. Na sua organização, o CNH tem o Alto Patrocínio da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, e o apoio do Governo Regional dos Açores e das Câmaras Municipais de Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta, contando ainda com diversos patrocínios de empresas de âmbito local, regional e nacional.