A primeira edição do projecto de educação ambiental “Guardiões dos Açores”, lançado pela Futurismo Azores Adventures, chegou ao fim e agora está na hora da entrega dos prémios às quatro famílias que conseguiram recolher e entregar o maior peso de lixo.
A sessão de entrega dos prémios decorre este Sábado, dia 9, pelas 10h00, na loja da Futurismo, na marina de Ponta Delgada.
O projeto “Guardiões dos Açores” desafiou todas as famílias com crianças a recolher lixo, em troca de experiências com a Futurismo e uma estada de um fim de semana, em hotéis parceiros do projecto.
O objectivo foi levar as famílias com crianças a tomar parte na criação de conhecimento científico, ao mesmo tempo que estão ao ar livre e em contacto com a natureza, a conhecer e a aprender a preservar as nossas ilhas. Além da recolha de lixo de diversas áreas naturais, as famílias contribuíram para a criação de conhecimento científico, juntando-se desta forma ao esforço que a nossa equipa faz ao longo do ano no que concerne ao mapeamento e recolha de lixo.
A primeira edição do projecto “Guardiões dos Açores”, que decorreu durante um ano, acolheu mais de 50 famílias inscritas e as quatro famílias vencedoras conseguiram ultrapassar os 50kg de lixo necessários para o prémio final. Um projecto criado de forma criteriosa, com métricas muito específicas, uma ligação clara aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e um regulamento que pode ser visto no website criado para o efeito. https://guardioesdosacores.futurismo.pt/pt. A primeira edição terminou, mas este é um projecto para dar continuidade. Carlos Picanço, director de marketing e comercial da Futurismo referiu que, “a ideia é alargar este projecto às escolas e não vamos parar por aqui. Ainda este ano, vamos lançar a segunda edição deste projecto ambicioso e impactante junto das novas gerações não só através das famílias, mas também de escolas, associações e grupos de juventude, o que demonstra que a visão e o trabalho que tem vindo a ser feito pela Futurismo está a ser reconhecido e é o caminho que queremos continuar a trilhar. Junto com outros parceiros locais, queremos fazer deste projecto um exemplo de iniciativa privada, posicionando os Açores em acções disruptivas do turismo em prol da comunidade”. Com o projecto “Guardiões dos Açores”, a Futurismo pretende incentivar as famílias a fazerem parte de um projecto educativo, sustentável e desafiante. Um projecto de ciência cidadã, um tipo de ciência baseada na participação informada, consciente e voluntária dos cidadãos que contribuem para criar conhecimento científico. “A nossa escolha são as crianças (são elas o futuro) e nós só pretendemos contribuir para a estruturação do seu raciocínio crítico sobre o mundo que as rodeia, promovendo a sua conexão ao meio-ambiente, através de um sentido cívico reforçado e recompensado também”, sustenta Carlos Picanço, citado numa nota enviada às redacções.