Lurdes Ponte na passagem de testemunho no Lions de Rabo de Peixe

“Fazer parte do movimento Lion é sentir que posso servir o próximo”

Correio dos Açores: O que mais amarcou neste ano de mandato à frente do Lions Clube?
Lurdes Ponte: Conseguir realizar os objetivos propostos do plano de actividades, especialmente os de impacto na comunidade da vila de Rabo de Peixe Social.

Como decorreu a passagem de testemunho?
Foi uma passagem de testemunho com muita amizade, alegria e espírito de companheirismo, com o único objetivo de promover um excelente momento de leonismo, entre os sócios, familiares, amigos e convidados, tão desejado por todos nós.

Foi fácil neste período pandémico concretizar o Plano de Atividades estabelecido?
Sinceramente, estava receosa, com as restrições pandémicas no início do mandato, mas acreditei que essa Direcção ia fazer diferente, elevar o patamar de atividades realizadas, dinamizar, promover, o clube e agir sempre diretamente com a comunidade, com varias instituições da vila de Rabo de Peixe, desde escolas, creches e unidades de Saúde, e até chegamos Cabo Verde, num projecto de grande solidariedade.

O que ficou por concretizar?
Da planificação traçada, foram poucas actividades, podiamos fazer mais, mas o nosso mandato é um ano. Foi impossível realizar, infelizmente, o habitual rastreio anual da Diabetes e de Provas de Função Respiratória, em Novembro 2021, em parceria com a Associação de Diabetes de S. Miguel e com o Serviço de Pneumologia do Hospital Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, devido ao aumento de casos de Covid, nessa altura, tal como, o Cantar as Estrelas, com o Grupo Vozes do Mar de Norte, o Convívio do Vinho Quente, também uma tradição anual, do nosso  Clube,  que une todos aos clubes da ilha de S.Miguel, em homenagem a companheira alemã Helga, entretanto já falecida, e um Convívio de Sopas para a comunidade, e alguns worshops de sensibilização de  alimentação saudável, em parceria com o serviço  de Nutrição do HDES.

Comente a seguinte frase do código de ética: SER comedido na crítica e generoso no elogio, construir e não destruir. SERVIR e não servir-se.
São frases do nossos Código de Ética, com uma profunda reflexão para a nós Lions, mas que devem ser transmitidas, e registadas, para toda a Humanidade, o nos dias de hoje, penso que estão tão apagadas, ou mesmo esquecidas!Acompanhamos uma Guerra, que não podemos ficar indiferentes, onde está a Ética da Humanidade ?... Devia de “Construir e não Destruir” O Servir e não servi- se, tão distante de quem tem responsabilidades, em promover um bem estar social para toda a Humanidade, nesse mundo cada vez mais globalizado com egos rígidos.“Ser comedido na crítica e generoso no elogio”; a Humanidade precisa de receber elogios, esses enaltecem bons valores que todos nós podemos acrescentar para um mundo melhor, mas critica desmedida fortaleze os maus exemplos que não devemos seguir.

Quais os objetivos do movimento Lion?
“Criar” e fomentar um espírito de compreensão entre os povos da Terra.
“Incentivar” os princípios do bom governo e da boa cidadania.
“Interessar-se” activamente, pelo bem-estar cívico, cultural, social e moral da comunidade.
“Unir”os clubes pelos laços de amizade, bom companheirismo e compreensão mútua.
PROMOVER um fórum para a livre discussão de todos os assuntos de interesse público, excetuando-se, entretanto, o partidarismo político e o sectarismo religioso, que não serão debatidos pelos associados no clube.
“Incentivar” as pessoas bem-intencionadas a servir a suas comunidades sem benefício financeiro, estimular a eficiência e promover elevados padrões éticos no comércio, na indústria, nas profissões, nos serviços públicos e nos empreendimentos particulares.

O que a motiva a fazer parte do Movimento Lion?
Sentir que posso  servir o próximo, sempre de alguma forma.

Por que razão aceitou ser sócia do LCRP?
Por ter raízes familiares em Rabo de Peixe, desde os meus antepassados, e ter actualmente uma ligação muito estreita com vários sócios, um especialmente, meu Padrinho Lion Arlindo, entretanto falecido, amigos e familiares do Clube.Tenho um carinho especial pela população da vila de Rabo de Peixe, desde a frequência do meu filho numa das  creches da cila de Rabo de Peixe, tendo recebido uma  formação exemplar,  e  outras ligações pessoais, logo é sem dúvida o Clube que me enche o coração,  logo, não poderia   escolher outro.

O que ta levou a candidatar ao cargo de Presidente do LCRP?
Foi um desafio, e tinha com o objetivo de promover o” Bom e o Melhor” da vila de Rabo de Peixe.

Quais os maiores desafios que superou com sucesso no seu mandato neste ano lionístico?
Foi o donativo que recebemos do material de apoios ortopédico e de reabilitação, camas articuladas, cadeiras de rodas, cintas, fraldas, socas, etc...Alguns sócios não acreditavam que íamos atingir esse objetivo em tão grande escala. Agradecemos muito ao Grupo Farmaçor, pelo seu donativo, que ajudará em muito a colmatar as necessidades da população, e as pinturas em aguarelas, oferecidas pelos pintores Vadios de Rua, que tão bem pintaram, alguns monumentos da vila de Rabo de Peixe.

Sabendo que nos dias de hoje não é fácil as pessoas disponibilizarem-se para fazer parte de movimentos ou associações, de que forma o Lions aumentou o seu quadro social?
Tomaram posse 6 de novos sócios, com muito espírito e com muita “garra” em participar na Missão de ser Lion.São eles, 2 jovens (uma finalista do curso de  Acção Social ) já habituados a participar nas actividades de recolha de bens alimentares, uma sócia que residente entre Montreal e Rabo de Peixe, natural de Rabo de Peixe, uma domadora (esposa de um companheiro) que agora é também uma Lion, e uma socia também muito amiga do Clube de longa data.

Vai ter saudades deste ano leonístico?
Claro que sim!!, foi uma missão que jamais esquecerei na minha vida, e aproveito para voltar a agradecer a todos os que me acompanharam e orientaram, nessa missão, especialmente os sócios mais experientes e a todos meus companheiros que constituíram os órgãos socias do AL 2021/2022.,

Que emoções teveao receber um ramo de flores das mãos da nova Presidente?
Os últimos dias nós a Pastpresident e a Presidente, tivemos um único objetivo,  Servir e não Servirmo-nos , e vindo da pessoa que é, foi uma enorme honra aceitar esse ramo de flores, cheio de amizade e carinho, foi um gesto lindo e inesquecível. De todo, não estava á espera. Muito grata à   Luisa Blayer e desejo-lhe muito sucesso nessa nova caminha.Recordo que no meu primeiro jantar dos Lions , tive o gosto em ficar com ela na mesma mesa, e algo nos uniu  para sempre. Foi uma honra passar para ela o testemunho.Os últimos dias nós as duas, tivemos um único objetivo, Servir e não Servirmos . e tudo se concretizou na perfeição.

Como Pastpresident como pretende contribuir para o Lions?
Colaborar e estar sempre motivada e apta para servir o próximo.

      

Print

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker