Para reforçar a capacidade competitiva da empresa

UNILEITE anuncia que vai avançar com a maior unidade de produção de energia solar fotovoltaica para auto-consumo

A UNILEITE anunciou que, através de uma parceria com a empresa PROFIT ENERGY irá implementar nas suas instalações, a maior unidade nos Açores de produção de energia solar fotovoltaica para autoconsumo, constituída por 2.222 painéis fotovoltaicos que irão permitir uma produção anual de 1.247 MWh, equivalente a cerca de 50% dos consumos actuais desta unidade fabril.
O Conselho de Administração da UNILEITE define este investimento como estratégico para a empresa, permitindo não só a redução dos custos de produção, como a autossuficiência energética e a diminuição da pegada ecológica, contribuindo com uma redução anual de 586 Ton. de CO2.
Segundo Pedro Tavares, presidente do Conselho de Administração da UNILEITE “este investimento vem reforçar a capacidade competitiva da UNILEITE, tornando-a numa indústria mais moderna, inovadora e sustentável”.
O projecto, com instalação calendarizada já para o próximo mês de agosto, insere-se no conjunto de acções que o Conselho de Administração tem vindo a implementar, no sentido de adaptar a empresa à conjuntura actual, pautada pelas preocupações ambientais e pelo agravamento dos custos energéticos, muito por conta do atual conflito entre a Rússia e Ucrânia.
“Hoje em dia a sustentabilidade está presente em quase todas as decisões relevantes para a UNILEITE, sistematicamente estamos a introduzir medidas para reduzir o impacto no meio-ambiente. Procuramos incessantemente tirar partido daquilo que temos de melhor, a nossa origem, o nosso modo de produção, a qualidade do nosso leite, intimamente ligada à natureza e à riqueza das nossas pastagens.
Mas a produção, que pretendemos cada vez mais próxima da natureza, não nos resigna apenas à produção de Leite de Pastagem, mas sim a toda uma cadeia de “produção mais verde”, passando por exemplo pela redução do desperdício, no consumo de energia, água e na utilização de embalagens mais amigas do ambiente”.
“Queremos deixar claro também ao consumidor, que a adopção de práticas e comportamentos mais sustentáveis, é uma preocupação que temos não só para nós, como para os nossos produtores associados.  
Tencionamos ainda para esta causa, envolver cada vez mais os nossos parceiros de negócio, isto porque assegurar a sustentabilidade é uma responsabilidade de todos nós, e juntos, seremos capazes de encontrar soluções que façam a diferença.
Pretendemos ser uma empresa de referência, indo ao encontro dos interesses não só da empresa como também dos consumidores, assegurando o equilíbrio entre o desenvolvimento económico e a preservação ambiental”, concluiu Pedro Tavares, conforme citação na nota à imprensa.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker