26 de julho de 2022

Mudar para melhor!

A série televisiva “Mudar para melhor” estreou a sua segunda ronda no Empower Brands Channel, do Youtube, com a apresentação da conhecida apresentadora Fátima Lopes e foi muito bem recebida, a avaliar pela apreciação de quem tem abordado o assunto nas redes sociais.
O episódio apresentado foi gravado na Vila de Rabo de Peixe, um lugar sempre apetecível para quem quer ter audiência, pois com os seus 10 mil habitantes, é um autêntico viveiro de situações passíveis de serem tratadas pela comunicação social, quer seja com intuitos positivos, quer sejam produzidos maldosamente, sem escrúpulos, apenas com vista a ganhar audiências garantidas.
Felizmente, desta vez, este programa de Fátima Lopes com “Rabo de Peixe tem talento na guelra” dá uma imagem muito importante da Vila que contribui para a promoção e dignificação das gentes laboriosas de Rabo de Peixe, sempre muito estigmatizadas e que na série “Mudar para melhor” mostram bem como aquela Vila é terra de usos e costumes e de empreendorismo inovador e de grande determinação e ousadia que merecem ser adequadamente divulgados.
Naquele episódio a comunidade rabopeixense, mormente a parte piscatória, conhecida pela sua coragem mesmo em dias tempestuosos, arregaça as mangas e sulca os mares em busca de sustento para a família. A pergunta da série é: Mas como está afinal Rabo de Peixe a mudar o rumo, para que as suas populações possam ter uma vida mais próspera e que inspire os jovens a ter um futuro digno na pesca?
Esta série televisiva tem o reconhecimento do Presidente da República, num apelo a que os empresários disponibilizem novos empregos ajustados às mudanças dos tempos.
O exemplo do pescador Manuel Moniz é paradigmático, cuja referência mostra bem a sua determinação e o quão foi possível transformar a sua vida para melhor, num documentário que fez quando era ainda criança e trabalhava com o pai José Eduardo. O salto qualitativo na sua vida foi enorme, pois tem ao seu dispor ferramentas que não havia antigamente, como é o caso do GPS, que veio substituir a velha bússola e que agora o pode ajudar a ficar no mar durante 3 dias, sem se perder no nevoeiro.
O guião deste episódio bem merece ser realçado, em contraponto com outros, ávidos em procurar fragilidades para fazerem parangonas e vender melhor, mesmo sendo micaelenses, que nem respeito têm pela resiliência de um povo honesto e trabalhador que mora noutra ponta da ilha.
E é do seguinte teor: “Não teve uma vida fácil, mas seus pescadores são admirados pela coragem de enfrentar o mar em busca de sustento e contribuição para a economia local. É com muita vontade de ir ao encontro destas pessoas que acreditam na relevância do seu trabalho e na capacidade de criar valor para a comunidade que Fátima Lopes embarcou numa nova viagem ao mar, desta vez para vivenciar a realidade insular. No seu diário de bordo ela traz uma grande pergunta: como é que esta comunidade de pescadores está a mudar o rumo do destino para lançar a rede para uma vida mais próspera e inspirar os jovens a fazer da pesca um futuro digno? Vamos descobrir a resposta através da história inspiradora de Manuel Moniz e do seu filho Hélio Moniz. É com eles que aprendemos que o palangre de fundo é uma das artes mais importantes na captura dos maiores peixes e que este é o tipo de pesca mais utilizado pelos pescadores de Rabo de Peixe. Este é o primeiro episódio da nova temporada da série “Mudar para Melhor”, que regressa com uma incursão aos Açores, o primeiro arquipélago do mundo a ser certificado como destino turístico sustentável. Uma região que quer fazer parte do melhor mundo que você pode ter.”
Quem tiver interesse em visualizar a série, aqui vai o site em que se poderá assistir na primeira pessoa ao interessante trabalho da apresentadora televisiva Fátima Lopes, que coloca o coração naquilo que faz, pelo que tudo se torna positivo e com o intuito de contribuir para que o ser humano seja tratado com com a dignidade que merece: https://www.youtube.com/watch?v=VHdEFC8AdcE.
Rabo de Peixe é uma presença incontornável na ilha de S. Miguel e nos Açores, constituindo uma das mais importantes comunidades piscatórias que labutam com afinco e coragem. Onde quer que se encontrem oriundos daquela Vila, são gente diferenciadora que consegue mesmo noutras paragens longínquas atingir altas posições, quer no âmbito social, empresarial ou político. Não têm medo da luta e não viram a cara às contrariedades da vida, nem deixam cair os braços, quando muitos cultivam um irritante e absolutamente indecoroso estigma em relação àquela Vila. Apesar de tudo, o caminho é sempre em frente e como diz o refrão do seu hino: Sempre em frente rumo ao futuro/ Rabo de Peixe não desfaleças/ Teu povo tem um sonho puro/ É preciso que o fortaleças.

António Pedro Costa *

Print
Autor: CA

Categorias: Opinião

Tags:

Theme picker