A Região Autónoma dos Açores apresenta três equipas na edição futura (2022/2023) do exigente Campeonato de Portugal: Sport Club Praiense, Clube Desportivo Rabo de Peixe (que asseveraram a almejada permanência) e Sport Club Angrense (vencedor do Campeonato de Futebol dos Açores, época 2021/2022).
Ou seja, teremos, em 2022/2023, duas equipas da ilha Terceira e uma de São Miguel no quarto escalão do futebol nacional, sendo que, na estação 2021/2022, contámos com cinco: Grupo Desportivo das Fontinhas, Sport Club Praiense (ambas da Terceira); Clube Operário Desportivo, Clube Desportivo de Rabo de Peixe e Sporting Clube Ideal (as três de São Miguel).
O GD Fontinhas ascendeu de forma brilhante à Liga 3, ao passo que Sporting Ideal e Operário estão de volta ao Campeonato de Futebol dos Açores. Curiosidade: ao contrário do que sucedeu em 2021/2022, a Terceira será a ilha com mais equipas no Campeonato de Portugal.
Conquanto ainda estejamos algo distantes da edição vindoura da prova, a despromoção de seis clubes em cada série deve obrigar a um investimento importante por parte dos emblemas concorrentes, atendendo a que apenas pouco mais de metade (oito em 14) vai escapar à ingrata descida.
Algo, convenhamos, difícil de perceber, até porque, pelos vistos, no Campeonato de Portugal, não saímos do chamado “ano zero”, uma vez que em todas as épocas surgem modificações. Será este quadro competitivo uma espécie de “patinho feio”? Queremos acreditar que não, mas pelo andar da carruagem...
Alterações
Aliás, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou várias alterações nos regulamentos e formatos competitivos para a temporada 2022/2023. O Campeonato de Portugal é, como se sabe, uma das provas revistas pelo organismo.
Disputado na campanha transata por 60 clubes, em seis séries, o Campeonato de Portugal vai ser reduzido para 56 equipas, divididas por quatro séries de 14 clubes, seguindo uma organização territorial, com a disputa de um campeonato a duas voltas.
Os seis últimos de cada uma das séries vão ser despromovidos aos escalões distritais (no caso do arquipélago, ao Campeonato de Futebol dos Açores), enquanto os dois primeiros de cada uma das quatro séries vão formar dois campeonatos de quatro clubes, dos quais sobem à Liga 3 os dois primeiros de cada uma das poules.