4 empresas vão apresentar propostas de estudo de um novo modelo de transporte marítimo de mercadorias nos Açores

 O Governo dos Açores convidou quatro empresas especializadas para elaborar o estudo do transporte marítimo de mercadorias nos Açores.
Foram convidadas a apresentar proposta as empresas “Figueira de Sousa - Planeamento de Transportes e Mobilidade Unipessoal, Lda”; MMoura Consultores Associados, Lda.; Trageo - Estudos e Projetos de Transportes, Lda.; e VCDuarte, Lda.
O Governo entendeu convidar “entidades especializadas na área dos transportes marítimos sedeadas fora da Região, para evitar qualquer condicionamento empírico na realização do estudo em causa”, justifica.
O Governo dos Açores deixa claro que não pretende que este “seja apenas mais um estudo, mas que sirva, efectivamente, para alavancar a criação de um verdadeiro mercado interno, através da definição de soluções para os problemas apontados ao modelo actual e do estudo de modelos alternativos”.
“Não pretendemos mais um estudo, queremos, sim, que este estudo aponte soluções para os principais problemas do modelo actual e para isto importa, em primeira análise, conhecer em profundidade o actual modelo, as suas virtudes e os seus defeitos e sobretudo que impacte tem na economia de cada ilha e principalmente na economia dos Açores, e só depois avançar para a formulação de diferentes modelos, e estudos de viabilidade e impacte na comunidade portuária e logística, bem como na economia de cada ilha”, refere o Governo dos Açores.
 Portanto, salienta, “os requisitos do estudo são vastos e exigentes, obrigando a um trabalho de campo exaustivo e complexo, que não se coaduna com prazos curtos para a sua realização, sob pena de termos mais um estudo que não serve os interesses da Região Autónoma dos Açores, tal como já aconteceu no passado”.
A contratação para o estudo do transporte marítimo de mercadorias nos Açores foi lançada, com o preço base de 70 mil euros e prazo de execução de cerca de oito meses”, o que atira as suas conclusões já para 2023.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker