Anunciado no 19º aniversário do Nelag

Lagoa candidatou projecto ‘Bairros Digitais’ ao Plano de Recuperação e Resiliência nacional

O Núcleo de Empresários da Lagoa – Nelag, celebrou, sexta-feira, o seu 19º aniversário, num jantar simbólico que reuniu os sócios/empresários lagoenses e que contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Lagoa, Cristina Calisto e do Vice-Presidente, Frederico Sousa.   
No âmbito dessa celebração, a edil felicitou todos os empresários presentes e salientando a sua capacidade empreendedora, a sua importância no fortalecimento do tecido empresarial destacou também o papel social que todos de algum modo desempenham. “A par do Poder Local, sabemos bem que os empresários, conhecendo a sua terra e as suas gentes, são eles que muitas vezes asseguram que nada de essencial falte em casa das pessoas no momento que mais precisam”.  
Cristina Calisto parabenizou o Nelag, pela comemoração de mais um aniversário, relembrando que a Câmara Municipal de Lagoa e o Núcleo de Empresários da Lagoa, ao longo do tempo, têm firmado diversas parcerias, sendo este um parceiro estratégico, que trabalha em prol do desenvolvimento empresarial e apoio às empresas/empresários do concelho, de que é exemplo as campanhas de apoio ao comércio tradicional e restauração e igualmente, a implementação do Cartão Jovem.
Por outro lado, a edil aproveitou o momento para elencar algumas acções que terão influência também na componente empresarial e para o efeito destacou o Plano de Mobilidade da Cidade, dividido em duas fases, sendo a primeira relacionada com as questões do estacionamento na Lagoa e reorientação do sentido do trânsito em determinadas vias e, numa segunda fase do Plano de Mobilidade, pretende-se uma melhoria na mobilidade entre as freguesias do concelho, com uma rede urbana de transportes.  
Deu destaque também ao projecto Bairros Digitais, que é uma candidatura efectuada pelo município em parceria com o Nelag e que foi submetida ao PRR nacional.   
É, igualmente, intenção da Câmara Municipal de Lagoa expandir o Tecnoparque, para “olhar para aquele espaço e perspectivá-lo em termos futuros sendo altura de começar a pensar-se no terceiro edifício do Nonagon” e isso, sem descurar a situação da Fábrica do Álcool, em que a autarca deseja que o Governo Regional dos Açores “compreenda a potencialidade que toda aquela zona pode trazer para o concelho”.  Cristina Calisto, relembrou, também, a implementação do novo programa municipal de promoção à empregabilidade no concelho da Lagoa, GERAÇÃO+, que será “uma mais-valia e um importante instrumento para os empresários lagoenses, nomeadamente no que diz respeito ao recrutamento dos recursos humanos”.  
O programa tem como objectivos principais orientar e capacitar os jovens e adultos do concelho, através de vários eixos de intervenção, nomeadamente orientação profissional; apoio à qualificação profissional e apoio ao emprego, de forma a promover a sua integração no mercado de trabalho com mais facilidade, rapidez e flexibilidade e consequentemente, contribuir para um processo de inclusão social ativo.     
Nesse âmbito, foi definido pela edilidade, uma estratégia para dotar os munícipes lagoenses que se encontram à procura de emprego, de um conjunto de instrumentos e competências digitais que, rapidamente, lhes permita aceder a um leque de oportunidades no mercado de trabalho, dentro e fora do concelho.   
    Assim e com este propósito a Câmara Municipal de Lagoa irá lançar no próximo mês de Setembro, a plataforma digital GERAÇÃO+ON, onde todos os jovens e adultos desempregados lagoenses, nomeadamente os que vão terminar medidas de empregabilidade do Governo Regional, no município, podem inscrever-se para se disponibilizarem para a formação e emprego. Por outro lado, as empresas e empregadores também podem registar as suas ofertas de emprego e as entidades formadoras as suas ofertas de formação. Esta aposta do executivo da Câmara Municipal de Lagoa, na disponibilização de acesso aos recursos e meios de forma digital, “pretende ser um primeiro passo para a melhoria da competitividade empresarial do concelho e para a potencialização do capital humano.”

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker