Lagoa inaugura centro cultural para dinamização dos movimentos sociais junto das populações vulneráveis

O Centro Pastoral da Paróquia de Santa Cruz foi inaugurado este fim-de-semana, um projecto que contou com um significativo  apoio do Governo Regional dos Açores, da Câmara Municipal da Lagoa, da Junta de Freguesia de Santa Cruz e da Comunidade Paroquial, numa cerimónia onde marcaram presença a presidente da Câmara Municipal da Lagoa, Cristina Calisto, a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, o pároco da Matriz de Santa Cruz, Eurico Caetano e o Presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz, Sérgio Costa.
 Na cerimónia, a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas frisou que “as infraestruturas comunitárias são uma alavanca para a participação e inclusão social e que a sua preservação é uma tarefa que compete a todos e pela qual todos somos responsáveis face às gerações de amanhã”.
Segundo a governante, o Centro Pastoral de Santa Cruz resulta de “uma obra com personalidade, porque assume características determinantes para fortalecer a formação de atitudes construtivas e inclusivas de cada pessoa, independentemente da sua idade, e de evidência comunitária porque, desde logo, serve as pessoas e dinamiza a ação das coletividades locais”.
A titular da pasta das Infraestruturas realçou que este Centro, “dotado com espaços adequados para apoio e dinamização dos movimentos paroquiais e sociais, passa a cruzar a energia da intergeracionalidade local e a intervenção junto das populações mais vulneráveis”.
Neste âmbito, Berta Cabral partilhou com os presentes os mais recentes apoios excepcionais, aprovados pelo Executivo no último Conselho de Governo, para mitigar os efeitos sociais da inflação, junto da população socialmente mais desprotegida, designadamente: um apoio de 20 euros às famílias beneficiárias da tarifa social de eletricidade; o reforço ao complemento do abono de família, com um aumento de 10 euros; e beneficiar os pensionistas em mais 10 euros na aquisição de medicamentos pelos idosos (COMPAMID).
Um conjunto de apoios prioritários que “foram desenhados com sentido de responsabilidade e de missão social por parte do Governo dos Açores”, frisou a Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas.
A obra do Centro Pastoral de Santa Cruz, traduz-se numa “renovada confiança na difusão dos valores da sociedade açoriana”, concluiu a governante.
Também na ocasião, Cristina Calisto realçou que “este Centro é um equipamento colectivo que a comunidade de Santa Cruz passa a ter à disposição e que será um espaço crucial, sobretudo para a formação cívica e humana dos mais novos que o irão frequentar.  Trata-se de um espaço, que resultou de muito trabalho e para o qual muitos contribuíram, sendo, na sua opinião “um bom exemplo da necessária cooperação de todos para concretizar projectos em prol da comunidade”.
A edil também salientou e agradeceu o importante papel dos funcionários da Junta e da Câmara, que estiveram a realizar, até ao último minuto, todas as operações necessárias para a inauguração em causa.
O novo Centro Pastoral inclui várias salas de catequese, divididas de acordo com as diferentes idades, às quais foram atribuídos nomes de santos. Esta nova infra-estrutura possui também um pequeno refeitório e uma Multiteca, à qual foi atribuída o nome de um filho da terra, o saudoso Padre José Francisco Borges Pires, em jeito de homenagem.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

x