Numa iniciativa do Centro Cultural da Câmara municipal de Vila Franca do Campo, o Grupo de Cantares Vozes do Mar do Norte, da Vila de Rabo de Peixe, atuou no serão da passada sexta-feira, na antiga capital da ilha, inserido na programação das noites de verão daquela vila micaelense, numa cenário deslumbrante, tendo como pano de fundo o frontispício da vetusta igreja da Matriz.
Tratou-se do primeiro grande espetáculo daquele grupo após a pandemia, que regressa depois de muitos meses de interregno forçado, começando a refazer-se dos tempos que estiveram cativos nas cercas sanitárias sem os respetivos ensaios, pelo que o grupo tinha muita vontade de subir a um palco para animar com as suas bonitas cantigas tradicionais, muito apreciadas pelo público.
O adro da igreja Matriz de Vila Franca encheu-se de convivas desejosos de apreciar boa música, do grupo que já por diversas ocasiões atuou naquela localidade, sempre do agrado geral, cujo público interage de forma espontânea e se junta ao Vozes do Mar do Norte para interpretarem alguns trechos musicais conhecidos.
A Vice-Presidente da Câmara Municipal, Graça Bolarinho Ventura Melo, acompanhada da Vereadora Conceição Botelho Quental, saudou o público presente e deu as boas-vindas ao grupo de cantares, incentivando os presentes a apreciarem a atuação musical do Vozes do Mar do Norte, já conhecido dos vilafranquenses, cujo serão foi primorosamente organizado pela Coordenadora Cultural do Município, Nélia Guimarães, que caprichou para acolher o grupo do seu berço natal.
Numa noite estival bastante agradável, o grupo de Rabo de Peixe interpretou nomeadamente músicas de Luís Alberto Bettencourt e Francisco Costa, bem comovárias melodias ligadas ao mar, que fazem parte da maioria do reportório diferenciador do Vozes do Mar do Norte, fazendo jus à sua ligação direta ao mar de Rabo de Peixe. O público aplaudiu de pé o trecho de Sebastião Antunes,“O mar não é de ninguém, ninguém é dono do mar, nem daqueles que lá sabem navegar”, refrão que foi repetido à exaustão pela assistência.
O Rancho Folclórico de S. Pedro de Vila Franca, após o seu ensaio, juntou-se na parte final da atuação ao Vozes do Mar do Norte, tendo o conhecido músico José Vítor sido convidado a tocar, desta feita com um violão, acompanhado com mestria algumas das melodias finais daquela memorável atuação.
Foi mais uma bonita atuação daquele grupo de cantares, que a partir de agora irá disponibilizar-se para aceitar outras atuações neste verão.