Relva assinala as tradicionais festas religiosas em honra da padroeira e promove Festival de Folclore

Tem lugar de hoje, dia 3, a 8 de Agosto, uma das mais tradicionais festividades religiosas da Ilha de São Miguel. Trata-se das seculares Festas de Nossa Senhora das Neves, na freguesia da Relva.
De acordo com informação disponibilizada pela organização, é uma das mais antigas festas micaelenses, que, segundo João Marinho dos Santos, já se realizaria desde o início do séc. XVI. Com a realização da vigésima oitava edição do Grande Festival de Folclore, que terá lugar na sexta-feira, dia 5 de Agosto do corrente ano, após dois anos de interregno devido à pandemia da Covid-19, a Freguesia da Relva será uma vez mais palco de um grande evento etnográfico de alto nível.
Organizado pela Junta de Freguesia da Relva e pelo Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva desde 1993, é o maior certame do género realizado na ilha de São Miguel e um dos maiores dos Açores.
Bem-conceituado a nível nacional e internacional, desde 1996 é reconhecido pela Federação do Folclore Português.
Para a 28.ª edição, a organização conta com vários grupos da ilha de São Miguel, com o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santo Espírito, Ilha de Santa Maria, Grupo Folclórico do Salão, Faial e com o Grupo Folclórico das Doze Ribeiras da Ilha Terceira.
Pelas 19:30 horas, haverá Entrega de Lembranças, no Centro Cívico e Cultural da Relva, seguindo-se o Desfile Folclórico e Etnográfico, pelas 20h30, percorrendo a Avenida 5 de Agosto e Avenida da Igreja. Às 21h00, dar-se-á início ao XXVIII Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico.
Um programa recheado do melhor folclore, estando a actuação dos grupos prevista pela seguinte ordem: Grupo Folclórico da Fajã de Baixo; Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento; Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santo Espírito - Santa Maria; Grupo Folclórico Ilha Verde; Grupo Folclórico do Salão – Faial; Grupo Folclórico de São Miguel; Grupo Folclórico das Doze Ribeiras – Terceira e o anfitrião Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.
Assim, estarão de mãos dadas em palco, montado a preceito, num cenário que nos transporta a vivências de um ou mais séculos atrás, nesta edição fazendo referência à tradição das Festas do Divino Espírito Santo, devoção tão querida do nosso povo, tanto na Relva como em todas as Ilhas dos Açores. O ambiente será como habitualmente contagiante, com o jardim e igreja iluminados para as Festas de Nossa Senhora das Neves, que decorrem nesta semana.
A Organização, Junta de Freguesia da Relva e Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva, em nota, dizem esperar, como em anos transactos, uma grande multidão, que certamente irá lotar o espaçoso recinto, numa noite que nos fará reviver outras épocas e culturas diversas.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker