A Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada transferiu o seu Arquivo Histórico para a Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. O espólio entregue foi de documentação composta por 1074 livros numerados e 271 caixas.
O auto de recepção deste Arquivo, como foi referido pela Santa Casa, já foi assinado no dia 4 de Maio passado, na modalidade de depósito, através da assinatura de um contrato/ protocolo de depósito assinado pelo Provedor da Santa Casa, José Francisco Gonçalves Silva, e pela Directora da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, Iva Isabel Cogumbreiro M. Garcia, no passado dia 5 de Abril. Ao que apurámos, “trata-se de um arquivo Histórico com origem nos primórdios do século XVI, com enorme valor patrimonial, histórico, cultural, científico e informativo, que ocupará cerca de 100 metros lineares no espaço da Biblioteca”.
De acordo com informação disponibilizada, “não obstante até ao momento ter-se procurado cuidar deste arquivo histórico da melhor forma possível e possibilitar a sua consulta ou estudo, estas acções estavam circunscritas ao edifício da Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada. Com este depósito, o Provedor refere que a Santa Casa pretendeu assim possibilitar um maior acesso do mesmo a investigadores e ao público em geral, permitindo que este entre no mecanismo público de conhecimento e cultura. No contrato/protocolo é referido que a Santa Casa da Misericórdia de Ponta Delgada é uma instituição de referência na cidade de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel e no arquipélago dos Açores; que o seu arquivo institucional, reflexo e memória de uma ação secular no âmbito do apoio social, saúde e educação, deve ser preservado e acautelado na riqueza e unicidade dos respectivos registos informacionais; e ainda há o interesse público de toda a acção tendente à salvaguarda e protecção do respectivo acervo, para o conhecimento da história, da cultura e da intervenção social nos Açores”, como é referido no protocolo, cujo espólio é mantido e guardo pela Biblioteca Pública de Ponta Delgada, assim como a sua conservação e divulgação.
N.C. *