Laura Ferreira estudou Canto Lírico

Jovem dos Arrifes integra coro da Jornada Mundial da Juventude

O Colégio de São João de Brito, em Lisboa, acolheu no passado dia 25 de Julho os primeiros ensaios do coro da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, com participantes de todo o país. Entre as 200 vozes está uma dos Arrifes. Laura Ferreira tem 26 anos e estudou Canto Lírico em Lisboa.
“Desde as Jornadas Mundiais da Juventude de 2016, na Polónia, que o meu desejo era integrar o coro de uma futura JMJ. Desde 2016 que tentei perceber como poderia integrar um coro do género para poder vivenciar a minha Fé com pessoas de todo o mundo”, afirmou em declarações ao Sítio Igreja Açores.
“Fiquei radiante quando soube pelos noticiários, em 2019, que a jornada iria ser realizada em Lisboa. Comecei a seguir a página oficial Lisboa 2023 e a página da Pastoral Juvenil da Diocese de Angra para estar atenta a todas as novidades vindas do COL (Comité Organizador Local) e do COD (Comité Organizador Diocesano)”, adianta, explicando o processo de seleção: “foi feita uma pré-seleção que consistia numa gravação do hino das JMJ em português. Passando à fase seguinte, foram feitas audições presenciais na Igreja do Cristo Rei, na Portela, em Loures. A audição consistia em entoar «Jesus Christ You Are My Life», do Monsenhor Marco Frisina, bem como «Tui amoris ignem”» de J. Berthier a solo e a 4 vozes e, por último, entoar uma frase à primeira vista a solo”.
A paixão pela música e a fé andaram sempre de mãos dadas. Pertenceu ao coro da paróquia de Nossa Senhora da Saúde, nos Arrifes, nomeadamente ao coro jovem do Grupo Caminhantes e, mais tarde, em 2016, já com o 8º grau do Conservatório concluído, e depois de ter sido coralista no Coro de São José, dirigiu durante dois anos o coro juvenil do Santuário do Senhor Santo Cristo.
Para além da música, gosta de desenhar, de ler, de dançar, de estar com a  família e de sair com os amigos. Ainda não participou nos ensaios, “por motivos profissionais” , mas adianta que “a experiência em si está a ser enriquecedora, pois permitiu conhecer pessoas de todo o país. Logo na primeira audição, na Portela, conheci colegas de Viana do Castelo, do Porto e de Beja. No entanto, no próximo ensaio, em outubro, já estarei presente”, avançou ainda.
Esta será a segunda Jornada Mundial da Juventude, mas será vivida de “modo diferente”, assegura, visto que será “uma alegria imensa por ser em Portugal e, porque, pela primeira vez, farei parte do coro das JMJ”. A primeira Jornada que viveu como peregrina foi em 2016 em Cracóvia, na Polónia, como refere a nota da Igreja Açores.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker