A Coleção Visitável da Matriz de Lagoa e o Núcleo Museológico da Casa do Romeiro estarão abertos ao público, no próximo sábado, dia 6, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00. Trata-se de uma iniciativa intitulada “Museu Aberto”, que permite a todos os interessados visitar estes núcleos gratuitamente.
A Câmara Municipal de Lagoa pretende, assim, incentivar a comunidade a visitar e conhecer cada um dos espaços museológicos que integram a rede do Museu de Lagoa-Açores, através desta iniciativa, inserida no âmbito das comemorações dos 500 anos de elevação de Lagoa a vila e a sede de concelho.
A Coleção Visitável da Matriz de Lagoa é um espaço museológico de tipologia eclesiástica, que apresenta uma coleção de arte religiosa, do século XVI ao século XXI, composta por esculturas, ourivesaria, cerâmica e azulejaria, paramentaria e arte bonecreira e seis salas expositivas diversas pelo edifício da igreja. Por sua vez, o Núcleo Museológico da Casa do Romeiro encontra-se instalado na sede da Associação de Romeiros de São Miguel e centra a sua temática na génese e desenvolvimento da manifestação de piedade popular micaelense, com 500 anos de tradição: as romarias quaresmais da ilha de São Miguel.