Nesta sexta-feira tem lugar o maior Festival de Folclore realizado em São Miguel, um dos maiores dos Açores e conceituado a nível nacional e internacional. Trata-se do Grande Festival de Folclore da Relva – Mostra Folclórica do Atlântico, que, após um interregno de dois anos devido à pandemia, regressa este ano para a 28.ª edição.
Desde 1993 que o dia em que se realiza este Festival é considerado, na ilha de São Miguel, como o dia do Folclore por excelência, devido à realização deste grande evento da cultura popular, onde as raízes, causa da existência e identidade dos povos estão em evidência e em destaque, como refere a organização do evento. Logo nos primeiros anos da sua realização, afirmou-se como um espectáculo de alto nível cultural, um retalho de tradições, merecendo desde a quarta edição o reconhecimento da Federação do Folclore Português, fruto do grande empenho da Junta de Freguesia da Relva e do Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.
Integrado nas seculares Festas de Nossa Senhora das Neves, que estão a decorrer nesta semana nesta antiga freguesia, é o maior cartaz turístico do programa cívico e cultural das mesmas. Assim, hoje às 19h30, haverá Entrega de Lembranças no Centro Cívico e Cultural da Relva e às 20h00 a concentração dos grupos participantes no mesmo local, podendo-se assistir pelas 20h30 o Desfile Folclórico e Etnográfico pela Avenida 5 de Agosto e Avenida da Igreja, onde os trajes e as danças tradicionais a desfilar far-nos-ão recuar alguns séculos.
A partir das 21h00, dá-se lugar à abertura oficial do festival, no Jardim 5 de Agosto, espaço festivamente decorado e um palco que reporta às Festas do Divino Espírito Santo, vivências do povo da freguesia, como de tantas outras, como em todas as Ilhas dos Açores, durante séculos e ainda hoje vivenciado. Às 21h15 horas, iniciar-se-á a actuação dos grupos convidados: Grupo Folclórico da Fajã de Baixo; Rancho Folclórico da Casa do Povo do Livramento; Grupo Folclórico da Casa do Povo de Santo Espírito - Santa Maria; Grupo Folclórico Ilha Verde; Grupo Folclórico do Salão – Faial; Grupo Folclórico de São Miguel; Grupo Folclórico das Doze Ribeiras – Terceira e o anfitrião Grupo Folclórico de Cantares e Balhados da Relva.
A organização refere: “a realização deste festival traz até nós o folclore de outras paragens, como este ano, em que a organização, para o recomeço após pandemia, deu primazia e relevância em exclusividade ao folclore açoriano, com a presença, além de São Miguel, também de Santa Maria, Faial e Terceira, à semelhança de outras regiões e países que ao longo dos anos por aqui têm passado”. “Como sempre, de um lado a fachada da igreja artisticamente iluminada, do outro os grupos em actuação e o público entusiasmado ao centro, o ambiente cultural será genuinamente açoriano, pelo que a organização espera, como em anos anteriores, um banho de multidão”.