Curiosamente, no duelo entre estas duas equipas (III Divisão, II Divisão B e Taça da Liga), o histórico regista um empate: três vitórias para cada lado e um empate.
Expectativas para ver o novo Santa Clara da temporada 2022/2023, quando se sabe que o emblema açoriano perdeu vários jogadores, como Nené, Lincoln, Cryzan, Mikel Villanueva, Bouldini, Hidemasa Morita e Júlio Romão.
Se uns saíram, outros entraram para a nova época, tendo Santa Clara assegurado a contratação de Tomás Domingos (ex-Mafra), Martim Maia (ex-Amora), Ricardo Silva (ex-FC Porto “B”), Xavi Quintillà (ex-Villareal), Rodrigo Valente (ex-Estoril), Andrezinho (do FC DAC 1904), Pedro Bicalho e Gabriel Silva (ambos emprestados pelo Palmeiras) e Victor Bobsin (ex-Grémio de Porto Alegre).
O Santa Clara, que já vai na quinta época consecutiva na Primeira Liga e manteve o treinador Mário Silva procura, essencialmente, estabilidade e atingir a manutenção o mais rápido possível.
O árbitro do encontro será Bruno José Costa, da Associação de Futebol de Viana do Castelo, que terá como assistentes Sérgio Jesus e Fábio Silva, sendo que João Pinho será o 4.º árbitro. Na Cidade do Futebol, André Narciso será o videoárbitro (VAR) auxiliado por Bruno Jesus (AVAR).
Nunca é demais recordar o restante programa da jornada inaugural:
Hoje, sete de Agosto: Sporting de Braga - Sporting CP (17h00, Sport TV), Desportivo de Chaves - Vitória de Guimarães (19h30, Sport TV) e Portimonense - Boavista (19h30, Sport TV).
Amanhã, oito de Agosto: Gil Vicente - Paços de Ferreira (19h15, Sport TV).