O Sport Club Lusitânia Expert, emblema que milita na Liga Portuguesa de Basquetebol Masculino - o escalão maior da modalidade - tem praticamente definido o plantel para encarar a temporada vindoura.
O grupo de trabalho sofreu uma reforma profunda, daí que, em relação à campanha transata, haja apenas uma renovação, na circunstância, o do poste Fernando Ferreira.
Vejamos, então, as novas caras leoninas: Guilherme Rocha, ex-júnior do clube, extremo; Sérgio Alves, ex-júnior do clube, extremo; Daniel Relvão, ex-Sporting CP, poste; Pedro Oliveira, ex-Ovarense, base; Ivan Mutombene, ex-ABA, extremo/poste; Ryan Weber, ex-Niort (França), base/extremo; Matt Faw, ex-NJIT (EUA), extremo/poste; Justin Edler-Davis, ex-CS Bakersfield, extremo; Derek Jackson, ex-BC Boncourt (Suíça), base; Thomas Bruce, ex-SC Karlsruhe (Alemanha), poste. Os cinco estrangeiros do plantel são norte-americanos.
O grémio da Rua da Sé, que regressa ao trabalho no dia 22 de Agosto, deve ainda adquirir mais um ou dois atletas portugueses.
A equipa técnica continua a ser liderada por Nuno Barroso. José Abrantes e João Tavares são os adjuntos. Miguel Lopes é o preparador físico.
O departamento de basquetebol do Lusitânia integra os dirigentes Pedro Matos, Duarte Veríssimo, Hélder Pimentel, Paulo Parreira, Luís Veríssimo, Pedro Tomé e Ângelo Meneses.
Na ronda inaugural da 1.ª Fase - Fase Regular da Liga, o Lusitânia acolhe o Sangalhos, peleja apontada para 25 de Setembro, no Pavilhão Municipal da cidade açoriana Património Mundial.
Completam o programa da jornada de abertura os duelos FC Porto - CAB Madeira, Sporting CP - SL Benfica, Esgueira - Imortal, Vitória de Guimarães - UD Oliveirense e Ovarense - Desportivo da Póvoa.
AngraBasket
Quanto ao Clube Amigos D’AngraBasket, que volta a marcar presença no Campeonato Nacional 1 de Basquetebol Masculino, João Tavares, adjunto do Lusitânia, está confirmado como treinador principal.
Olhando para o currículo de João Tavares, podemos dizer que esteve 12 épocas consecutivas ao serviço da formação do Sport Lisboa e Benfica, sendo que, nas últimas quatro, orientou a equipa “B”. Coordenou a formação encarnada durante duas temporadas.
Em 2019/2020 trabalhou em Vancouver (3D Basketball Academy). Posteriormente, em 2021/2022, coordenou o departamento de basquetebol dos Linces de Mafra, orientando, igualmente, a equipa sénior no Campeonato Nacional de Basquetebol 2.
O AngraBasket pretende manter a aposta na formação, sustentada na parceria com o Lusitânia. Segundo conseguimos apurar, o plantel também deve ficar praticamente fechado nos próximos dias.