O Secretário Regional da Saúde e Desporto anunciou este domingo que está em curso o procedimento para aquisição de uma ambulância e de um veículo pesado autotanque, destinados à Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada.
Foi durante a cerimónia que assinalou o 143º aniversário daquela corporação, realizada na sede da própria instituição. Clélio Meneses louvou o desempenho passado e presente dos Bombeiros de Ponta Delgada, cuja jurisdição abrange presentemente o concelho vizinho da Lagoa. Na ocasião, Clélio Meneses relembrou que já este ano o governo promoveu o aumento dos apoios às Associações de Bombeiros Voluntários, na comparticipação da compra de combustível e do transporte de doentes, não urgente e reiterou que “o governo estará sempre disponível para apoiar na proporção das disponibilidades orçamentais”, frisou.
“O esforço do governo vai permitir também que em breve esta Associação possa dispor de uma ambulância e um autotanque, e os procedimentos para a aquisição de ambas as viaturas estão a decorrer”, adiantou o governante.
Clélio Meneses foi o convidado de honra da cerimónia que assinalou os 143 anos da Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, e na qual participaram também responsáveis municipais dos concelhos de Ponta Delgada e Lagoa, bem como outras individualidades convidadas. Na ocasião, o vereador da Câmara da Lagoa descreveu a Associação como um “exemplo de coragem e altruísmo e detentora de uma história construída com verdadeiro espírito e solidariedade”.
Nelson Santos lembrou o sentimento de pertença dos lagoenses a este corpo de bombeiros. “É pública a nossa pretensão da construção de uma secção destacada dos bombeiros no concelho da Lagoa, numa solução tripartida entre a Câmara Municipal, a Associação Humanitária e o Governo Regional”, lançou o repto.
De lembrar que, em Abril passado, foi assinado um memorando de entendimento entre a Câmara Municipal da Lagoa e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada. Na altura, foi revelado pela Presidente da autarquia, Cristina Calisto, que a Câmara Municipal se encontrava disponível para ceder um terreno para a instalação de uma Secção Destacada na Lagoa dos Bombeiros Voluntários que integre uma ambulância, viaturas de combate e uma equipa de socorro náutico”. Já o Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Furtado, defendeu, que a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada (AHBVPD) necessita de maior apoio e melhores meios técnicos para atender à vasta área territorial que tem sob sua responsabilidade e que abrange, inclusivamente, o concelho da Lagoa. “É necessário reforçar a presença física dos bombeiros na grande área geográfica que compreende os concelhos de Ponta Delgada e Lagoa, e a CMPD mantém-se disponível para continuar a colaborar nesse sentido, tal como o atual executivo camarário o demonstrou com o reforço do apoio anual concedido à corporação, que passou de 130 para 200 mil euros”, declarou o autarca.
Pedro Furtado expressou “a profunda gratidão e reconhecimento” do município pelo “meritório trabalho” desenvolvido pela instituição humanitária, tal como o fizeram os oradores presentes no aniversário. defendendo o vice-presidente ser necessário haver uma “atenção redobrada” sobre as exigências e desafios que se colocam aos Bombeiros Voluntários e, consequentemente, rever-se o compromisso tripartido entre o Governo dos Açores e os municípios de Ponta Delgada e Lagoa, apurando-se a melhor forma de auxiliar os seus desígnios.
A cerimónia iniciou-se com a entrega de Votos de Louvor ao Chefe Carlos Pavão, pelos 40 anos de dedicação à Charanga da Associação e com a atribuição do Voto de Louvor e Reconhecimento ao Corpo de Bombeiros da AHBVPD pelo combate à pandemia COVID-19.