Fenais da Luz acolhe “Manifesto ao Desperdício” com alerta para o excesso de resíduos que produzimos

A exposição itinerante “Manifesto ao Desperdício - Sensibilização Ambiental” da  escultora Catarina Alves será inaugurada no próximo dia 24 do corrente mês, pelas 18h00, no Centro Cultural dos Fenais da Luz. A mostra, que estará patente nesta freguesia do concelho de Ponta Delgada até 28 de Setembro, de Segunda a Sexta-feira, das 08h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30, surge no âmbito de uma sinergia criada com a Musami e tem a colaboração especial do poeta Pedro Paulo Câmara.
“A transformação faz parte de todo o processo de crescimento e de evolução e aplica-se a tudo quanto possa existir ou ser criado. Da arte espera-se a transformação da matéria, capaz de gerar sensações e sentimentos, permitindo ao espectador experienciar o mundo de forma diferente, refletindo a visão do artista sobre tudo quanto o rodeia”, refere a escultora sobre esta exposição, citada numa nota da autarquia pontadelgadense.
Segundo a artista, este manifesto “começa por apresentar a degradação do meio onde nos inserimos, passando pela demonstração do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Musami na gestão dos resíduos na ilha de São Miguel e finalizando com uma mensagem de esperança, motivando a mudança para que tenhamos um mundo mais sustentável”.
“Alertar para a problemática do excesso de resíduos que produzimos, levando o visitante num percurso sensorial através de esculturas, desenhos, instalações, audiovisuais e poesia” é o objectivo primordial de Catarina Alves nesta exposição itinerante. Esta mostra, constituída por obras de diversos materiais, que vão desde o papel, cartão, plásticos usados, resina, substrato orgânico, pozolana e pó de pedra, assim como gráficos, poemas, fotografias, vídeos e sons, já esteve em exibição nos concelhos de Nordeste e Ribeira Grande e chega agora a Ponta Delgada para, posteriormente, percorrer os restantes concelhos da ilha de São Miguel.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker