O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, iniciou na quinta-feira uma visita oficial aos Estados Unidos da América (EUA) com um encontro com a governadora em exercício do Estado de Massachussets, Karen Polito, tendo mantido também diálogo com “prestigiados políticos luso-descendentes” naquele estado.
Na Massachusetts State House, José Manuel Bolieiro e a comitiva açoriana foram recebidos pelo Senador Michael Rodrigues, luso-americano de terceira geração.
“Uma visita do Presidente do Governo dos Açores não pode dispensar uma relação directa com os concidadãos de origem portuguesa e açoriana e com a sua história de sucesso na cultura, na economia ou na política”, declarou o Presidente do Governo aos jornalistas, num encontro em que também marcou presença António Cabral, nascido na ilha do Pico e membro da câmara dos Representantes.
Para o Presidente do Governo, é fundamental haver uma “proximidade estratégica” entre a região e os políticos eleitos nos Estados Unidos tendo em vista uma “integração plena dos açorianos” naquele país.
O “sucesso de integração” destes dirigentes políticos foi enaltecido por José Manuel Bolieiro, prova da “integração plena” destes “bons amigos” na sociedade americana.
Bolieiro é o convidado de honra das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra deste ano, participando tendo participado também na abertura do evento, no Kennedy Park, na cidade de Fall River.
Antes, a comitiva açoriana deslocou-se à universidade de Massachusetts – Lowell: José Manuel Bolieiro, acompanhado pelos Directores Regional das Comunidades e da Cooperação Externa, contou também nesta visita com a companhia da reitora da Universidade dos Açores, Susana Mira Leal, e do presidente do Conselho Geral da Universidade dos Açores, Elias Pereira. O objectivo em trazer os responsáveis da Universidade dos Açores aos Estados Unidos, indica o Presidente do Governo, é o de procurar uma “maior proximidade institucional” com a academia norte-americana, nomeadamente na investigação ou no intercâmbio de docentes e alunos.
O Presidente do Governo Regional dos Açores manteve na noite de quinta-feira um encontro com empresários e dirigentes associativos da comunidade de emigrantes e descendentes açorianos e portugueses de Boston e arredores, sinalizando perante estes que os Açores, actualmente, são uma “terra de oportunidades” devido às novas economias, como a verde, azul e a do espaço.
“A nossa geografia, que tem sido razão dos nossos condicionamentos, é uma oportunidade agora de centralidade do planeta. As novas economias, verde, azul, do espaço e do mar, transformaram os Açores numa terra de oportunidades”, vincou o Presidente do Governo dirigindo-se a dezenas de presentes no encontro tido no Sport Club Faialense.
A carga fiscal dos Açores, a mais baixa de Portugal, foi depois lembrada por Bolieiro, que sublinhou também o trabalho já iniciado para se criar uma plataforma de apoio ao investidor da Diáspora, que irá facilitar o acesso a informações para intenções de investimento na região.
“Os Açores estão muito melhores do que quando vocês saíram para a terra do sonho e das oportunidades”, sublinhou, dirigindo-se aos empresários e empreendedores presentes. De todo o modo, J convidou também todos a visitarem os Açores em contexto turístico, sendo desígnio do Governo manter a “galinha dos ovos de ouro” da região, a qualidade ambiental e a natureza.
Nestes dias de trabalho nos Estados Unidos estão ainda previstas, por exemplo, para além da participação nas Festas, a apresentação do projecto editorial Bellis Azórica, para a edição americana de obras emblemáticas da literatura açoriana, ou a visita a uma exposição evocativa do pintor Domingos Rebelo, em New Bedford.