O Presidente do Governo Regional dos Açores, foi o convidado de honra das Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra, que saíram à rua este ano, uma vez que o evento foi interrompido durante dois anos devido à pandemia de covid-19. A festa que é presidida por Duarte Câmara manteve a tradição com a distribuição de pensões e o cortejo etnográfico.
No Domingo, o Presidente do Governo Regional dos Açores, como convidado de Honra, e comitiva, também participou Missa Solene de Coroação na Catedral de Santa Maria, concelebrada por D. Edgar Moreira da Cunha, bispo de Fall River, e integrou a procissão das maiores festas religiosas da diáspora.
As grandes festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra atraíram milhares de pessoas. Domingo, o Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, mostrou-se orgulhoso no domingo com a comunidade açoriana e de açor-descendentes que, nas Grandes Festas do Espírito Santo da Nova Inglaterra deste ano, mantém vivas as “tradições açorianas”, num “espírito de participação, devoção e sentimento”.
Falando aos jornalistas no final da procissão de Coroação das Grandes Festas, em Fall River, José Manuel Bolieiro, que foi o convidado de honra das Festas deste ano, declarou: “Faço um balanço muito emocionado desta participação, por ver uma comunidade empenhada em manter as tradições açorianas”.
“Milhares de pessoas” têm integrado as festas, mantendo viva a devoção ao Espírito Santo, acrescentou o governante, que havia participado previamente na missa solene referente ao evento.
Antes José Manuel Bolieiro integrou um convívio promovido pela PALCUS – Portuguese American Leadership Council of the United States, onde lembrou que os Açores, com a sua componente marítima e espacial, “são uma referência para o mundo”.
“Acredito no futuro dos Açores com esta associação, mar, ciência, novas tecnologias, desenvolvimento sustentável, transição energética. Acredito que podemos ser um bom parceiro dos EUA.
Nestes dias de trabalho nos Estados Unidos estão ainda previstas, além de outras iniciativas, a apresentação do projeto editorial Bellis Azórica, para a edição americana de obras emblemáticas da literatura açoriana, ou a visita a uma exposição evocativa do pintor Domingos Rebelo, em New Bedford.
Recorde-se que na abertura das festas, José Manuel Bolieiro havia já declarado sentir-se “em casa” na Nova Inglaterra: “Estou aqui como se estivesse em casa, vendo esta comunidade vivenciando com a maior intensidade as nossas tradições”, sublinhou então.
O Presidente do Governo foi ainda entronizado confrade da primeira confraria de gastronomia açoriana dos Estados Unidos da América.