Incentivos para compra e instalação de sistemas solares fotovoltaicos já estão disponíveis

A Secretaria Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas informou que ontem foi publicado o regulamento da SOLENERGE. Este programa visa proporcionar incentivos financeiros para a aquisição e instalação de sistemas solares fotovoltaicos nos Açores.
Neste contexto, Berta Cabral destacou “os objectivos ambiciosos e os aspectos apelativos deste sistema de incentivos na prossecução da tão desejada e urgente transição energética nos Açores”.
A SOLENERGE enquadra-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e pretende aumentar a capacidade instalada em 12,6 MW, através de sistemas solares fotovoltaicos, com foco na electrificação, geração descentralizada e armazenamento distribuído.
“A situação actual fala por si, assim como há argumentos mais do que suficientes nas futuras políticas da UE para vermos a produção e o consumo de energia de uma forma mais responsável, com foco na eficiência, redução da dependência externa e adopção de combustíveis mais limpos e menos baseados em combustíveis fósseis”, diz Berta Cabral. Destinado a famílias, empresas, instituições particulares de solidariedade social e outras organizações, este novo sistema de incentivos vai cofinanciar a compra de sistemas solares fotovoltaicos até um máximo de 1.500 euros por quilowatt instalado.
A SOLENERGE estará em vigor até Agosto de 2025, com uma dotação global de 19 milhões de euros. As candidaturas devem ser feitas no portal Recuperar Portugal em  https://solenerge.azores.gov.pt .

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker