Missão de arqueologia subaquática identifica parte do casco da nau da carreira da Índia ‘Nossa Senhora da Luz’ na baía de Porto Pim, na ilha do Faial

 A nau ‘Nossa Senhora da Luz’ partiu de Goa em Fevereiro e naufragou a 7 de Novembro de 1615, em Porto Pim, na ilha do Faial, dando à costa muitos dos seus despojos nos dias seguintes.
Mais de 150 pessoas morreram neste trágico acidente e, dada a importância da carga, foi montada uma gigantesca operação de salvados pela Coroa Portuguesa.
O local foi redescoberto em 1999 e têm sido levadas a cabo diversas campanhas de investigação e monitorização do sítio arqueológico.
Na última destas missões, entre 29 de Agosto e 10 de Setembro, foi feita uma descoberta particularmente relevante, com a identificação de parte do casco da nau, antes desconhecida, a aflorar na areia, um raro exemplo de um dos mais icónicos navios da era moderna.
A missão é coordenada pela NOVA FCSH | CHAM e pelo Observatório do Mar dos Açores, contando com a colaboração da Escola do Mar dos Açores e em articulação com a Direcção Regional dos Assuntos Culturais dos Açores, através do Museu da Horta.
 Os trabalhos incluíram ainda o levantamento arqueológico do naufrágio do ‘Main’, vapor inglês que naufragou na baía de Porto Pim em 1892.
Esta missão enquadra-se nas actividades do projecto CONCHA: The construction of early modern global Cities and oceanic networks in the Atlantic: An approach via Ocean’s Cultural Heritage.
 O projecto é financiado pela Comissão Europeia no âmbito das Acções Marie Curie-RISE e visa o intercâmbio de pessoas de diferentes instituições europeias, africanas e americanas num espírito de cooperação, mobilidade e desenvolvimento.
Tem como tema o estudo das cidades portuárias atlânticas da época moderna sobre diversos pontos de vista: da arqueologia, da história, da história ambiental e do património marítimo (material e imaterial) envolvendo 11 instituições parceiras que abrangem diversos sectores da sociedade, desde Universidades e ONG’s a institutos do Estado e uma empresa privada, de 8 países (Portugal, Espanha, Irlanda, França, Cabo Verde, Colômbia, São Tomé e Príncipe, Brasil eEstados Unidos da América) .

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker