No arranque do ano lectivo, a Secretária Regional da Educação e dos Assuntos Culturais, Sofia Ribeiro, adianta que, em menos de dois anos, este Governo aumentou os quadros do sector público da Educação da Região em mais de mil trabalhadores. Entraram 429 docentes e 582 trabalhadores de acção educativa nos quadros da Região, evidenciando o “esforço do XIII Governo dos Açores em proporcionar maior estabilidade laboral”.
A governante já tinha informado que “99% das necessidades docentes das escolas estavam colmatadas” no início do ano escolar, existindo “4.711 docentes em funções lectivas” na Região, “mais 45 do que no ano anterior”. Apesar da “redução de 721 alunos no sistema educativo regular”, houve um “aumento de 92 turmas”, garantindo, assim, “um reforço da qualidade pedagógica”.
Já no que se refere aos assistentes operacionais, Sofia Ribeiro explica que “o aumento de lugares em quadro” foi de “mais de 25%”.
“Está a ser ultimado um processo para que, ao todo, entre assistentes operacionais, assistentes técnicos, técnicos de informática e técnicos superiores, estejam nas escolas 2397 trabalhadores da acção educativa”, avançou a Secretária Regional.
No entanto, a Secretária reconheceu ser “necessário fazer uma permanente atualização das necessidades das escolas”, uma vez que “estão em constante mutação”, acrescentando que o levantamento “já começou a ser feito”.
Este ano lectivo será marcado “pela aposta e pela introdução de novas medidas de diferenciação pedagógica”, como o processo de “desmaterialização dos manuais digitais”, que arranca este ano para todos os alunos dos 5.º e 8.º anos na Região.