Filme ‘Entre ilhas’ em digressão pelos Açores exibido a 28 de Setembro no Teatro Micaelense

 O filme de Amaya Sumpsi dedicado ao arquipélago dos Açores transporta-nos a uma época em que os barcos comandavam a vida deste remoto lugar. Depois de ter tido a sua antestreia mundial no Teatro Faialense e ter chamado inúmeros espectadores às salas de cinema durante sete semanas, “Entre Ilhas” parte em digressão e regressa a casa.
A primeira paragem será a 19 de Setembro (21h00) em Santa Maria, no Atlântida Cine, seguindo-se, a 22 de Setembro (21h00) a ilha das Flores, no Centro Cultural de Santa Cruz das Flores. A 25 de Setembro (21h00) continua viagem até ao Corvo, onde “atracará” no Pavilhão Multiusos de Vila do Corvo, chegando ao seu último destino a 28 de Setembro (21h00) em São Miguel, no Teatro Micaelense. Nos próximos meses, o filme irá ainda para a Terceira, Graciosa, São Jorge e Pico, onde será exibido nos concelhos de São Roque, Lajes e Madalena, graças ao apoio das suas câmaras municipais e do Museu do Pico.
Neste documentário, “a cada milha navegada, o lento vagar dos antigos iates e vapores enfeitiça a imagem do presente e do movimento lento das ondas emerge esse outro mundo sensorial em que não há aviões lowcost nem pressa. A bordo dos rápidos e modernos ferries que hoje ligam estas ilhas do Atlântico, encontramos velhas histórias do mar, folhas de diários perdidos e fotografias antigas que hipnotizam. Há horizontes repletos de barcos, comandantes e contramestres, há pianos nos salões da primeira classe, gado que viaja junto à terceira e caixeiros viajantes, há militares, muitos estudantes, alguns namoros e tantos enjoos, há nascimentos a bordo e dias de São Vapor, há tempestades e um medo terrível à morte. ‘Entre Ilhas’ sustém o fôlego para imaginar os Açores assim: ilhas centro, ilhas periferia, ilhas isoladas, ilhas cosmopolitas”.

 

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker