Responsável pela catequese em São Miguel apela aos párocos para “cativar, motivar e incentivar” formação dos catequistas

 Cada pároco deve cativar, motivar e incentivar os catequistas para uma formação sempre actualizada, afirma o responsável pelo Serviço de Apoio à Catequese, Evangelização e Missão na ilha de São Miguel, numa carta enviada a todo o clero desta ilha e de Santa Maria.
O padre Carlos Simas, motivado pelo encerramento do Congresso de Catequistas, que decorreu em Roma, no final do qual o Papa sublinhou a importância da catequese para o encontro com Jesus, desafia os colegas a serem agentes activos na promoção da catequese, defendendo uma “formação plena e continua” dos catequistas. Este é para o responsável o caminho para que o catequista seja “testemunha nova” do anúncio, que “por meio da alegria semeia uma Palavra que não é sua, mas de Deus! “
“A catequese é uma experiência viva de fé”, enfatiza o sacerdote que é também o ouvidor da ouvidoria dos Fenais da Vera Cruz, na costa norte de São Miguel.
O sacerdote acaba de propor um plano de formação e de encontro entre catequistas e catequizandos que, levará “ a um maior compromisso com as exigências da realidade”.
“Realço a importância da formação dos catequistas. Estes não se podem fechar numa catequese arcaica, que não leva a frescura e o dinamismo que procuramos oferecer nas formações” sublinha ainda o sacerdote.
O padre Carlos Simas, numa nota partilhada com o Igreja Açores relembra a calendarização do programa do serviço para este próximo ano: Outubro formação inicial para catequistas.
Nos dias 3 e 4 de Outubro, às 20h00, decorrerá a formação inicial de catequistas no Salão Paroquial de Nossa Senhora dos Anjos, em Àgua de Pau. A mesma formação decorre entre 19 e 20 de Outubro para a ouvidoria da Ribeira Grande. De 4 a 6 realiza-se o Dia do Catequista em Santa Maria.
Em Janeiro para além da celebração da Infância Missionária a 15 de Janeiro, de 19 a 21 realizar-se-ão as jornadas diocesanas de catequese, em Ponta Delgada. O Dia do Catequista será celebrado a 19 de Fevereiro.
De 24 a 28 de Abril decorrerá uma formação sobre “Ser catequista” em toda a diocese e no dia 20 de Junho, já depois de terminada a catequese, será feita uma reunião geral de avaliação. Nos tempos litúrgicos do Advento e da Quaresma haverá celebrações próprias destas épocas, com especial enfoque para o retiro dos catequistas na Quaresma.
Entretanto, durante este mês estão abertas as inscrições para as jornadas nacionais de catequese que decorrem em Fátima entre os dias 22 e 23 de Outubro.

Print
Autor: CA

Categorias: Regional

Tags:

Theme picker