A Escola do Mar dos Açores (EMA) foi notificada a 8 de Setembro da acreditação como Entidade Formadora de Actividade Marítima pela autoridade marítima nacional Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos. Este importante marco histórico institucional confere condição imprescindível à promoção de actividades de qualificação e valorização dos profissionais do sector marítimo, portuário e das pescas.
Esta atribuição vem reconhecer à EMA a autonomia para ministrar formação profissional certificada de âmbito nacional e internacional, vocacionada para a (re)qualificação, reconversão, aperfeiçoamento e progressão de carreiras marítimas. De entre os pré-requisitos legais e normativos validados, destaca-se a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, no cumprimento da norma ISO 9001:2015, recentemente atribuído pela Entidade Certificadora ICDQ, decorrente de um conjunto de auditorias internas e externas ao processo de gestão e de suporte à operacionalização da actividade formativa da EMA.
A EMA encerrou o itinerário formativo do primeiro semestre de 2022 com um intenso ciclo formativo de nove cursos certificados e enquadrados na norma STCW, cursos estes promovidos em parceria com a FOR-MAR. Este ciclo envolveu 102 profissionais provenientes do sector da pesca e do transporte marítimo dos Açores distribuídos por quatro cursos de Qualificação em Segurança Básica, dois cursos de Operador de Rádio GMDSS A1 e A2, um curso de Controlo de Multidões e um curso de Marinheiro Maquinista. No total foram ministradas mais de 700 horas formativas nas ilhas do Faial, Terceira e São Miguel.
No que se refere à planificação do segundo semestre de 2022, destaca-se a mobilização da EMA para a concretização de seis cursos de Qualificação em Segurança Básica STCW e 53 cursos modelares, entre os quais, Gestão Ambiental a Bordo, Princípios Básicos de Segurança Básica, Prova de Aptidão em Manobra de Embarcações e Prova de Natação. Este ciclo formativo tem como objectivo a regularização de carreira e de autorização de embarque, representando este significativo esforço um volume estimado de 1250 horas formativas destinado a 575 candidatos. Encontra-se a decorrer uma formação interna dedicada à capacitação de formadores em simuladores industriais ministrada pela entidade formadora de referência europeia SEGANOSA. Esta formação vem reforçar a capacitação dos formadores e monitores EMA através da aquisição e consolidação de competências a replicar em contexto de formação no Parque de Limitação de Avarias da escola. Pretende-se com esta abordagem capacitar a EMA para ministrar, com segurança, formações em Prevenção e Combate a Incêndio de excelência e alinhadas com as melhores práticas e referenciais actuais. “Cientes da importância estratégica de que se revestem as actividades económicas associadas ao mar, e sendo estas determinantes para a prosperidade da economia azul açoriana, importa promover formações de qualidade, certificadas e alinhadas com as necessidades dos stakeholders do cluster do mar”. Constitui missão institucional da EMA, “afirmar-se como uma entidade formadora técnica especializada, fomentando uma cultura formativa segura, sólida, sustentada e impactante na ampliação de conhecimentos, competências e aptidões para suas comunidades de aprendentes”.