18 de setembro de 2022

Recados com Amor...

Ricos, a cidade de Ponta Delgada, que almeja ser Capital Europeia da Cultura, precisa, sem demora, de resolver o problema do transporte público de passageiros que não serve nem os micaelenses nem os turistas, e que transforma a Av. D. Afonso Henriques numa central de camionagem.
A minha querida Secretária Regional dos Transportes, Dra. Berta Cabral, no tempo em que era Presidente da Câmara de Ponta Delgada, lançou, e bem, a discussão pública para a construção de uma possível Central de Camionagem que depois não se concretizou, mas que iria, de certeza, ajudar a resolver uma parte dos problemas de trânsito citadino.
A avenida litoral de Ponta Delgada, uma das principais artérias da cidade, é neste momento uma Central de Camionagem a céu aberto, com um número imenso de autocarros estacionados e a circular por lá… com e sem passageiros… ao longo da avenida, à chuva e ao vento durante todo o Inverno, e na Primavera e Verão levando com o calor próprio das estações.
A minha comadre Georgina diz que em tempo esteve reservado para a central de camionagem o terreno junto ao Coliseu onde estava instalado o Estádio de Patinagem Margarida Cabral e a coincidência da iniciativa da construção da Central de Camionagem na Rua de Lisboa ter partido da dinâmica Presidente do Município Berta Cabral, que agora tem à sua conta a pasta dos Transportes, seria oportuno resolver a questão da Central de Camionagem.
Sabemos que nunca haverá uma localização ideal e sabe-se também que qualquer solução será afastada da avenida Infante D: Henrique... mas cada ano que passa e com a pressão imobiliária, torna-se cada vez mais difícil arranjar espaço com área suficiente na malha urbana para albergar uma estrutura como uma Central de Camionagem…

Ricos! Estava eu na minha rica casinha, na rua Gonçalo Bezerra, na cidade norte, a beber o meu habitual chá verde da Gorreana e a matutar no assunto da central de camionagem e naquilo que me havia dito a minha comadre Georgina, quando dei por mim a imaginar que os terrenos da Sinaga poderiam ser, uma boa hipótese de localização para a necessária Central de Camionagem, fazendo a interligação entre os mini-bus, antigas “Bertinhas”, e os autocarros da carreira inter-concelhos. É que os terrenos da Sinaga são propriedade do Governo Regional e podiam ser aproveitados para uma Central de Camionagem que albergasse também o núcleo museológico sobre a história da Sinaga mantendo o espólio da fábrica e que segundo penso está na agenda do Governo….

Meus queridos! A política sem um pouco de entusiasmo apimentado não tem piada nenhuma, mas também não precisa exagerar. O caso do Ministro da Educação do Governo do Primeiro-Costa sobre os professores nos Açores e a recuperação do tempo congelado veio mostrar como o fundamentalismo ideológico e partidário dá cabo da honestidade intelectual e até é capaz de mostrar o grau de inteligência de quem pensa que está a ter uma tirada de mestre e acaba por lhe cair na mão a sorte de sendeiro. O Ministro deve estar habituado a ouvir a cantilena de que manda quem paga e lá se atirou às pensões que “quem paga é Lisboa” e “não custa fazer favores com aquilo que não é nosso”… Ora, o Ministro esquece que o pagamento da aposentação seja dos professores ou de outros trabalhadores é pago depois pela entidade que recebe os descontos dos vencimentos da entidade empregadora, e que os põe a render durante anos, … Isto é a Segurança Social e a ADSE... E se Lisboa ainda é que paga as reformas é porque retém o dinheiro do orçamento para isso e nunca lhe interessou transferir esse serviço para as Regiões Autónomas. Ou seja, o Ministro da Educação luta contra moinhos de vento e o pior é que ainda há quem pense que é verdade…

Ricos: A minha comadre Geraldina telefonou-me muito feliz, dando conta que finalmente se tem falado ultimamente de forma positiva da vila de Rabo de Peixe, relatando-me que no  fim de semana passado foi assistir à cerimónia militar de homenagem aos pescadores daquela localidade, ficando fascinada da forma  como os três ramos das forças armadas emprestaram brilho ao ato, presidido pelo Presidente Bolieiro e pelo, imaginem só, Chefe de Estados Maior General das Forças Armadas de Portugal, que se deslocou para estar presente na cerimónia . Geraldina ficou arrepiada quando ouviu a Banda Militar dos Açores iniciar os toques regulamentares de “Silêncio”, de “Homenagem aos mortos” e de “Alvorada”, que foram escutados religiosamente. Pena foi a chuva que resolveu integra-se na homenagem, interrompido a cerimónia, depois do Presidente da Junta de Freguesia botar o seu discurso, bem articulado, que exaltou a coragem e determinação dos heróis do mar de Rabo de Peixe. A cerimónia continuou depois na igreja com uma missa presidida pelo Bispo das Forças Armas e Forças de Segurança, D. Rui Valério, que veio propositadamente para a cerimónia. Geraldina contou-me também que a Missa deste Domingo 18 de Setembro, é transmitida, pelas nove horas…. e pela primeira vez, da igreja do Senhor Bom Jesus em Rabo de Peixe para todo o país e, já no próximo sábado dia 24, o programa da RTP Açores “Atlântida” transmitirá a festa do sarapatel, promovida pela Junta de Freguesia. Não há fome que não dê em fartura.

Ricos! E já que estou a falar em Professores e escolas vai o meu ternurento beijinho para o presidente Jaime Vieira da vila vizinha aqui da minha cidade-norte que compreendendo os protestos dos pais pela falta de auxiliares nas escolas de Rabo de Peixe, como acontece em muitos outros lugares, não quis ficar pelas queixas e lamúrias e prontificou-se a colaborar com pessoal da Junta de Freguesia da Vila naquilo que fosse possível. Com a crise de falta de pessoal para trabalhar que há por aí não é fácil resolver este e outros problemas que infelizmente já vem de há anos, mas agora mais se faz sentir e não basta ter pessoas para trabalhar. É preciso dar formação porque lidar com crianças e adolescentes de hoje é uma tarefa cada vez mais difícil e muitos dos pais que protestam pela falta de pessoal nas escolas esquecem-se que é a educação ou falta dela que os filhos trazem de casa que faz com que poucos queiram trabalhar nas escolas onde são tantas vezes maltratados e violentados pelos filhos… Por isso, é preciso gente que ajude a resolver e não a complicar, porque o pilim não é tudo!

Ricos! Nunca fui mulher de ligar a espectáculos nem de me deixar levar pelas ondas emotivas que a comunicação social cria. Por isso mesmo para mim acho um exagero as horas seguidas de emissão em tudo quanto é canal de TV em torno do falecimento, velórios e funerais da Rainha, a cuja memória já fiz referência aqui nos meus recadinhos. Eu sei que vê quem quer, mas mesmo assim fico a pensar no que leva a que em Londres, no dia de amanhã sejam cancelados ou adiados 1500 voos de avião para que haja silêncio no ar e o ruido dos aviões não quebre o silêncio cerimonial… Mais do que isto só a notícia de que a Cristina Ferreira teve que se desculpar publicamente por não poder estar no funeral da Rainha por via do Big Brother …. Só visto!... Eu só não entendo o motivo pelo qual Londres não adiou o dito cujo funeral para a diva Cristina poder lá estar, porque a sua falta é notada e imperdoável pela realeza…

Ricos! O deputado independente Carlos Furtado andou esta semana nas bocas do mundo por via do aumento de quase dois milhões de euros nos custos anuais do Parlamento Regional que foi aprovado por todos os deputados excepto Carlos Furtado…. Realmente na opinião pública é muito pilim para 52 deputados, mas a minha sobrinha-neta que nisso de contas é certeira, mesmo de cabeça, diz que com 7 partidos ou representações parlamentares lá dentro a coisa é diferente de quando era apenas três ou quatro… porque todos têm de ter assessores e consultores. Mas já agora, … porque é muito mais fácil atacar, o Parlamento, …. a minha Prima Maria da Praia disse-me que seria bom ver nas secretarias do Governo e nas câmaras municipais o enxame de assessorias e quejandos… e já agora saber quem são os escolhidos… Ela acrescenta ainda que se tal enxame evitasse a burocracia e a falta de resposta atempada desses serviços para com as pessoas que aguardam semanas e meses por resposta às solicitações que enviam tudo bem, … Mas como se sabe as respostas dessas entidades além dos meses que levam, muitas delas nunca têm resposta….

Meus queridos! Quando vim na Sexta-feira entregar os meus recadinhos ao simpatiquérrimo director do jornal que tão generosamente me acolhe no seu seio, passei, como faço sempre,pela Igreja do Santuário da Esperança para fazer a minha oração ao Senhor das Ilhas e vi com alegria e surpresa que a Imagem do Senhor Santo Cristo regressou ao seu multissecular altar no coro baixo depois de mais de dois anos ter estado no improvisado baldaquino junto às grades. Ainda há poucas semanas aqui nos meus recadinhos eu tinha escrito que agora já sem o argumento da pandemia e já com a presença das religiosas contemplativas do Bom Pastor, era altura do regresso ao seu altar, até por uma questão de cuidado com a imagem que está a degradar-se bastante. Mas para além disso há uma áurea de misticismo que é importante não perder, nem cair na tentação de fazer daquele ícone religioso um produto turístico. Agora que está no seu altar, um ternurento beijinho para o meu querido reitor Adriano Borges e votos de boas obras que agora recomeçam no Santuário…

Ricos! Quando escrevo os meus recadinhos ainda não sei o resultado da reunião, do Presidente da Câmara Pedro Cabral com os comerciantes do Mercado da Graça, mas por aquilo que se ouvia ninguém era capaz de entender que depois de tanto tempo…. Agora é que se via a necessidade de mudar de pouso para as Portas do Mar ou para os terrenos da velha Sinaga… E dizem alguns dos comerciantes com quem a minha comadre Gertrudes se cruza quando semanalmente vai comprar tomates, cebolas e nabos… Que não percebem o que leva a que umas simples correcções estejam a transformar-se numa tempestade quase perfeita de egos e invejas…. Até parece que há mesmo a intenção que há muito se adivinhava de rasgar um projecto para começar outro…. Ou então o orçamento camarário está desfalcado e o melhor é empurrar a obra com a barriga prá frente…porque falta o pilim…. Não sou mulher de enredos, mas gostava de saber se na reunião, os comerciantes tiveram coragem de dizer o que minha comadre Gertrudes por lá ouviu…

Print
Autor: CA

Categorias: Maria Corisca

Tags:

Theme picker